FCM recebe estudantes estrangeiros por um período de até dois meses em Programa de Intercâmbio

Os estudantes estrangeiros Yelitza Andrea Ramirez Celis, da Universidade de Bucaramanga, Colômbia; Lisa R. Nagy, da Universidade Pitsburgh, Estados Unidos; Philipe Mantovani, da Universidade Bonn, Alemanha; Estefania Galeano Piedrahita, da Universidade CES, Colômbia; Fraser Buchanan, da Universidade de Aberdeen, Escócia e Cristina Maria Thaller, da Universidade Maximilians Ludwig, Alemanha ficarão na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp por um período de até dois meses.

Eles vieram pelo Programa de Intercâmbio Estudantil em Medicina e foram recebidos na manhã de terça-feira (1) pelo diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, pelo coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM, Rodrigo Bueno de Oliveira e pelo coordenador do internato médico e da disciplina do Trauma da faculdade, Gustavo Pereira Fraga. Teixeira deu as boas-vindas aos alunos em nome da faculdade. Cada estudante relatou um pouco de sua experiência, plano de trabalho e expectativas.

Yelitza e Lisa já estão há um mês e meio na faculdade e encerram seu estágio nessa semana. Yelitza ficou na área de cirurgia cardíaca e cardiologia e revelou que aprendeu muito nesse período, inclusive o português. “Vi coisas diferentes do que aprendi na Colômbia. Levo uma imagem muito boa da faculdade”, disse. Lisa, que é enfermeira e já esteve em outros países da América Latina, como no Equador, ficou na área de cirurgia do trauma. Ela fundou a primeira Liga do Trauma dos Estados Unidos. “Em meu país não são permitidas aulas práticas”, disse em bom português.

Philipe é brasileiro, mas faz medicina Universidade Bonn. Ele revelou que o trauma mais comum no país é a queda com fratura do fêmur. “Não há traumatismo causado por acidente de trânsito na Alemanha”, disse. Estefania fará estágio nas áreas de cirurgia do trauma e dermatologia. Ela contou que escolheu a Unicamp por indicação de amigos que já vieram para cá e por ser a segunda melhor Universidade da América Latina. O mesmo motivo foi apontado por Fraser e Cristina, que farão estágio nas áreas de Cirurgia do Trauma e UTI, Ginecologia e Obstetrícia.

O Programa de Intercâmbio Estudantil em Medicina é coordenado pela Comissão de Graduação da FCM. Ainda esse ano, outros estudantes estrangeiros devem chegar à faculdade. Mais informações e contato na página do Escritório de Internacionalização da FCM.