Dia 3 de setembro, OCAM/ECA-USP faz apresentação gratuita na FCM com o violinista Cármelo de Los Santos

Dia 3 de setembro, às 12h30, a Orquestra de Câmara (OCAM) da Escola de Comunicações e Artes da USP faz apresentação gratuita no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Regido pelo maestro Gil Jardim, o concerto traz como convidado o violinista brasileiro radicado nos Estados Unidos Cármelo de Los Santos. No repertório, obras de Mozart e Brahms. A apresentação faz parte das comemorações dos 20 anos da OCAM-ECA/USP. A vinda da orquestra à Unicamp é resultado de uma parceria entre a FCM e o Instituto de Artes (IA) da Unicamp. A entrada é franca.

Considerada um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, a OCAM é caracterizada pela qualidade sempre marcante de suas performances musicais, pela abrangência arrojada de sua programação e pela maneira personalizada com que desenvolve todas as ações de comunicação e relacionamento que sustentam sua proposta artística, sendo referência entre as orquestras brasileiras.

Criada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a OCAM tem como propósito dar suporte às atividades pedagógicas desenvolvidas no Departamento de Música da ECA/USP. É dirigida, desde 2001, pelo maestro Gil Jardim, que tem desenvolvido um plano de ação caracterizado por uma programação de alto nível artístico e com um trabalho pedagógico competente. Como resultado, a OCAM é hoje reconhecida no mercado cultural nacional por seus méritos artísticos e educacionais.

O maestro Gil Jardim é graduado​ pelo Departamento de Música da ECA-USP, na qual leciona desde 198​5. Desenvolve uma carreira profissional versátil e arrojada, unindo performance, docência, pesquisa​ e ainda escreve música para projetos vários. Desde 2001, é o diretor artístico da OCAM-ECA/USP. ​Já dirigiu grandes orquestras brasileiras. No Exterior, podemos citar a Royal Phillarmonic Concert Orchestra (Londres).

Cármelo de los Santos é violinista brasileiro radicado nos Estados Unidos. Desfruta de uma movimentada carreira como solista, camerista e pedagogo. Vem se apresentando como solista convidado de várias orquestras, entre elas, a New World Symphony, as sinfônicas de Southern Mississippi, Santa Fe, e New Mexico e a Orquestra Musica d’Oltreoceano (Roma), além das principais sinfônicas brasileiras. Foi vencedor de diversos concursos internacionais entre eles o primeiro prêmio no IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda “Júlio Cardona” (Portugal). Cármelo é professor titular na Universidade do Novo México, Albuquerque, EUA, e toca num violino Carl Becker, 1929.

W. A. MOZART (1756-1791) - Sinfonia nº 35 em Ré Maior, K 395, ‘Haffner’
J. BRAHMS (1833-1897) - Concerto para violino e orquestra em Si Maior, Op.77

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
R. Tessália Vieira de Camargo, 126 – Tel.: (19) 3521-8968 - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo – Campinas - SP