Os territórios de Dan Phillips

O pesquisador norte-americano Dan Phillips, do Technology Resource Center de Marin, Califórnia, foi um dos conferencistas do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa (ASSAC) Brasil, ocorrido no mês de junho na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Durante uma viagem à África do Sul, Dan levou iPads para uma escola rural que atende 300 crianças com necessidades especiais. Nessa escola, há cinco salas de aula, cada uma com 50 alunos com um único professor. Não há internet, nem água corrente e a eletricidade é limitada.

“Ensinamos aos professores como usar este material. Isso transformou o ensino tradicional. Algumas ferramentas básicas e uma seleção simples de aplicativos podem transformar o ambiente de aprendizagem em qualquer lugar do mundo”, disse Dan Phillips.

O projeto chamado de MOBO usa diferentes tipos de tecnologia como celulares, tablets e câmeras mudar a educação de crianças com necessidades especiais que moram foram de grandes centros e que não dispõe de recursos e não experiência no uso dessas tecnologias como ferramentas de ensino.

“O mais importante é ensinar e mostrar aos professores como usar os equipamentos. Essa tecnologia foi usada nessa escola na África do Sul e os resultados foram muito bons”, revelou Dan.

Os equipamentos usados no projeto são doados ou adquiridos por meio de campanhas – a maioria vem de pais e professores. O próximo país que terá a aplicação do projeto MOBO em cinco diferentes escolas é a Indonésia.

Dan gosta de viajar e conhecer as escolas e as pessoas. Há possibilidades de que projeto também atenda uma escola de Campinas, conforme comentou a pesquisadora do Cepre e organizadora do ISSAC Brasil, Lucia Reily.

“Esse projeto é mais do que atender um estudante ou uma escola, mas envolver grandes comunidades e ver o que a tecnologia pode fazer por elas. É mudar as mentes e as ideias de como ensinar”, disse Dan.