Pesquisadora do Gastrocentro da Unicamp edita livro internacional sobre o Helicobacter pylori

A farmacêutica e pesquisadora do Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Unicamp Bruna Maria Röesler foi convidada pela editora InTech, com representação em alguns países europeus, para editar o livro Trends in  Helicobacter pylori infection, recém-lançado no mercado internacional. São 13 capítulos dos quais dois foram escritos por pesquisadores do Gastrocentro e abordam, de forma inédita, o câncer gástrico precoce e a presença do H. pylori no câncer de fígado. Os capítulos podem ser baixados gratuitamente na internet (Veja conteúdo).

O H. pylori é uma bactéria que afeta mais de metade da população mundial. A infecção está associada com o desenvolvimento de várias doenças do trato gastrointestinal superior, além de doenças extradigestivas. Ele foi identificado pelos médicos australianos Barry James Marshall e Robin Warren, que receberam o prêmio Nobel de Medicina em 2005 pela descoberta. Marshall, inclusive, escreve o primeiro capítulo do livro.

“Eu quis compor um livro que fosse um pouco genérico em termos de H. pylori, mas que englobasse a imunidade do hospedeiro, a possível rota de transmissão da bactéria pela água, os avanços nas técnicas de microbiologia e biologia celular para o sequenciamento genético, a resistência antimicrobiana e novos medicamentos para o tratamento”, explicou Bruna, que recebeu 20 artigos do mundo todo.

O capítulo “Molecular epidemiology of Helicobacter pylori in brazilian patients with early gastric cancer and a review to understand the prognosis of the disease” é parte da tese de doutorado de Bruna e trata da detecção e da genotipagem do H. pylori em pacientes com câncer gástrico em estágio precoce. Ela identificou, de forma inédita no Brasil, o perfil epidemiológico da doença através da análise de cinco genes principais da bactéria.

De acordo com a pesquisa, o desenvolvimento do câncer gástrico dependente de três fatores principais: o agente etiológico, no caso o H. pylori; as características genéticas do hospedeiro; e o meio ambiente, principalmente a alimentação, o consumo de álcool e o tabagismo.

“A identificação do perfil genético da bactéria é de grande importância para se tentar estabelecer uma relação entre os fatores de virulência e o melhor entendimento da progressão do câncer gástrico, haja vista que em alguns pacientes o câncer progride rapidamente, enquanto em outros permanece no estágio precoce durante anos ou até mesmo desaparecem”, disse Bruna.

O capítulo “Helicobacter pylori and Liver - Detection of bacteria in liver tissue from patients with hepatocellular carcinoma using laser capture microdissection technique (LCM)”, foi escrito pela bióloga Elizabeth Maria Afonso Rabelo-Gonçalves, Bruna Maria Röesler e José Murilo Robilotta Zeitune. Utilizando a técnica de microdissecção a laser, os pesquisadores do Gastrocentro mostraram, pela primeira vez, a presença do H. pylori no câncer de fígado.

“Conseguimos isolar a bactéria de amostras de tecido parafinado e emblocado de câncer de fígado utilizando a microdissecção a laser e o sequenciamento do DNA bacteriano demonstrou 98% de identidade com a espécie H. pylori. O que ele estava fazendo lá, por que e como chegou até o fígado ainda não sabemos. Isso abre perspectivas para novos estudos”, disse Elizabeth.

“Essas pesquisas são originais e a equipe do Gastrocentro tem contribuído para o entendimento do H. pylori e suas manifestações gástricas e extradigestivas, refletindo nossa produção científica. O livro reúne trabalhos inéditos e de revisão bibliográfica que podem ser úteis a pesquisadores, médicos e alunos”, disse José Murilo Robilotta Zeitune, coordenador do grupo de pesquisa da Unicamp sobre Helicobacter pylori.