Pesquisadores da FCM recebem prêmio Inventores Unicamp por óleo de arroz para cicatrização da pele

Os professores Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho e Maria Letícia Cintra e o aluno de doutorado Bruno Grosselli Lania receberam o prêmio Inventores Unicamp na categoria tecnologia licenciada pela pesquisa “Composição e formulação de à base de óleo de arroz e uso”. O prêmio é concedido pela Agência Inovação Inova Unicamp e foi entregue na manhã de sexta-feira (15) na sala do Consu da Unicamp. No total, 77 profissionais foram premiados. O prêmio foi entregue pela pró-reitora de Pesquisa da Unicamp Gláucia Pastore (ao centro, na foto acima). Veja todos os vencedores da 8ª edição do prêmio.

O óleo de arroz é rico em ácidos graxos essenciais e estas substâncias podem ajudar na cicatrização cutânea. Os pesquisadores fizeram um modelo animal e confirmaram o benefício do óleo, aplicado topicamente na cicatrização de úlceras cutâneas em ratos.

“O mais interessante foi constatar que, alem da ação local, o óleo modulou a produção sistêmica de citocinas, substâncias envolvidas na cicatrização e em vários outros processos inflamatórios. Isto sugere que, talvez, ele possa ter também ação quando ingerido, o que ainda pretendemos estudar”, disse o médico dermatologista Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho.

Os pesquisadores da FCM requeriram o pedido de patente junto à INOVA que concedeu o licenciado para exploração comercial por uma indústria. Leia mais sobre o prêmio da INOVA em Prêmio Inventores 2015 homenageia 77 profissionais.