Pesquisas da FCM sobre telemedicina e trauma são premiadas durante congressos internacionais

A pesquisa “Telemedicine Conferences Helping Mass Casualty  Victims from night club fire in Brazil”, de Luciano S. Eifler, Gustavo Pereira Fraga e Antônio Marttos recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado durante  o Congresso Mundial de Telemedicina e Telessaúde 2015, ocorrido no Rio de Janeiro na última semana de outubro.

Durante quatro dias, Sociedades Nacionais e Internacionais de Telemedicina com representantes de 30 países e 25 Estados Brasileiros se reuniram para discutir a Universalização da Saúde no mundo globalizado e o progresso tecnológico rompendo barreiras geográficas e conectando profissionais de saúde e pacientes, em qualquer lugar do planeta.

Após o incidente ocorrido em Santa Maria, RS, os encontros por telemedicina reuniram 25 centros médicos ao redor do mundo, principalmente Miami e Campinas, para discussão técnica sobre o melhor manejo das vítimas e a construção de protocolos de atendimento.

Já o trabalho “Advanced Disaster Medical Response (ADMR): a course initial experience in Brazil”, do médico-residente da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Romeo L. Simões, foi contemplado com um scholarship da Sociedade Panamericana do Trauma (PTS) no valor de U$1,000, durante a apresentação no XXVIII Congresso Panamericano do Trauma, ocorrido na semana passada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

A pesquisa ficou em terceiro lugar na competição de trabalhos orais para residentes e teve, como autores, Romeo L. Simões, Alcir E. Dorigatti, Thiago E. Pancini, Bruno M. T. Pereira, Thiago R. A. Calderan, Susan Briggs e Gustavo P. Fraga.

Ainda durante o XXVIII Congresso Panamericano do Trauma, a aluna do terceiro ano do curso de Medicina da FCM Yasmin C. Lucchi apresentou o trabalho “Prevent Acohol and Risk-Related Trauma in Youth (P.A.R.T.Y.) Program: five-year experience in Campinas, Brazil”. Ela também coordenou uma reunião para explicar sobre a implantação do P.A.R.T.Y. para estudantes estrangeiros.

Bruno M. T. Pereira, professor assistente da disciplina de Cirurgia do Trauma, ministrou as palestras “Nonoperative treatment of liver injuries” e “Telemedicine and Simulation as a tool for teaching medical students”. Ele também participou como instrutor no curso pós-congresso “Advanced Disaster Medical Response - ADMR”.

Abertura

A conferência de abertura “Back to the future” foi conduzida pelo presidente da PTS, o médico e professor da disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM Gustavo Pereira Fraga. Ele falou sobre a evolução do atendimento ao traumatizado nas Américas, a história da PTS e da disciplina de Cirurgia do Trauma na Unicamp. Ele também apresentou casos e moderou a sessão “North vs. South” e realizou a palestra “Trauma Leagues, our experience in Campinas”.

O congresso contou com a presença de 80 convidados internacionais, de 20 países, e recebeu um público de 1000 pessoas. O XXIX Panamerican Trauma Congress será realizado no Brasil, em Maceió, de 9 a 12 de novembro de 2016, junto com o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e XVIII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT).