Poesia: o médico Paulo Madureira conquista segundo lugar na OFF Flip

O poema DNA, do médico infectologista e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Paulo Roberto de Madureira, ficou em segundo lugar na  OFF Flip - Feira Literária Internacional de Paraty -, ocorrida no início de julho de 2015 no Rio de Janeiro. No total, 1.200 trabalhos foram inscritos, entre poemas e contos. A comissão julgadora foi composta por Celina Portocarrero e Ovídio Poli Junior. (Veja o resultado).

Paulo Roberto de Madureira escreve desde os 16 anos de idade. Influência do bisavô materno. Seus poemas são curtos, parecidos com hai-kais, porém com uma métrica e rima diferente. Influência de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Sobre sua escrivaninha e na porta de sua sala no Departamento de Saúde Coletiva, um "varal" de poemas que, às vezes, levam semanas para ficar pronto.

“Escrevo poemas ligados à dualidade das palavras, da ambivalência. Às vezes, eles vêm prontos; outras, levam tempo para maturar. Deixo-os pindurados em casa e vou cortando as palavras até sentir que está pronto. É algo impactante do ponto de vista emocional”, explica Madureira.

Em 2012, ele também ficou em segundo lugar na OFF Flip com o poema Discurso. Três de suas poesias foram publicadas, em 2007, pela Revista Cult: Travessia, Arrepio e Ninar. Com a poesia Travessia, Madureira ganhou o III Concurso de Poesias de Ilhabela. Esses poemas foram publicados na primeira edição do volume 10 do Boletim da FCM.

Na opinião de Madureira, apesar da poesia ser intimista, ela não é uma tradição no Brasil. Mesmo assim, há muita gente escrevendo. Em sala de aula, para os alunos, Madureira fala que o médico deve saber de arte, história, literatura e tudo aquilo que preocupa e contempla o ser humano. “Um médico, a rigor, deve ter uma erudição grande”, ensina Madureira.

 

DNA

 

portador

de códigos

que às vezes

eu não entendo,

 

herdei

e transmiti

 

segredos.

 

Prêmio Off Flip
O Prêmio Off Flip de Literatura está na décima edição e contempla os gêneros conto, poesia e literatura infantojuvenil. O Prêmio é realizado pelo Selo Off Flip (editora sediada em Paraty-RJ). Os textos vencedores serão publicados em coletânea no ano que vem. O Prêmio vem conquistando reconhecimento no cenário literário brasileiro e também no exterior. Entre os premiados estão autores estreantes e consagrados, alguns detentores de importantes prêmios literários brasileiros como o Prêmio Jabuti e o Prêmio SESC de Literatura.

Em 2008, o Prêmio figurou entre os 41 projetos selecionados pelo Prêmio Vivaleitura (concedido pelo Ministério da Cultura, pelo Ministério da Educação e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos), entre quase dois mil projetos em curso no Brasil. O Prêmio integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e também o Circuito Nacional de Feiras de Livro.