Residência Multiprofissional forma primeira turma em Saúde Mental e recepciona novos alunos

Paulo Amarante, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e presidente nacional da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), fez a aula inaugural para os recém-ingressantes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coletiva da Faculdade de Ciências (FCM) da Unicamp. O evento, ocorrido na noite de quarta-feira (25) no auditório da faculdade, marcou, também, a conclusão da primeira turma de residentes.

Digno de apresentação de um pop star, Amarante autografou livros, posou para fotos e recebeu da Câmara de Vereadores Campinas um voto de aplauso pela sua atuação no movimento brasileiro de reforma psiquiátrica e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “A aprovação foi unânime”, disse o vereador Pedro Tourinho, articulador da homenagem.

A partir do quadro Angelus novus, de Paul Klee, o psiquiatra carioca traçou a história da reforma psiquiátrica no Brasil. Entretanto, o que chamou a atenção foi a sinceridade em compartilhar sua trajetória e história de vida. “No ano passado, passei por experiências intensas, e pude comprovar minhas teorias sobre o poder da biomedicina. Encarei a morte; sorte que tenho amigos da saúde mental que me ajudaram. Resisti muito. Isso reforçou meu desejo de viver”, revelou.

Residência Multiprofissional em Saúde Mental

Desde 2013 a Unicamp oferece três programas de Residência Multiprofissional.  O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coletiva é destinado a enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais; o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde é para enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas e o Programa em Área Profissional da Saúde em Física Médica é para físicos e físicos médicos. Os cursos duram dois anos e os aprovados recebem bolsa de estudo equivalente a da Residência Médica.

“Temos um trabalho de formação de pessoas em saúde mental desde 1995, quando começou com o Aprimoramento. Desde esse tempo, mantemos uma parceria entre o Departamento de Saúde Coletiva, o hospital Cândido Ferreira e a Secretaria Municipal de Saúde. Há dois anos, transformamos o programa em Residência Multiprofissional. É estratégico formar profissionais de saúde que possam dar suporte à reabilitação psicossocial dos pacientes perto do local onde moram”, explicou a professora Rosana Onocko Campos, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coletiva.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do chefe do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, Edison Bueno; da coordenadora do Serviço de Saúde Dr. Candido Ferreira Telma Palmieri e da coordenadora de Saúde Mental de Campinas Sara Sgobin.

Programação

Os trabalhos de conclusão de curso dos residentes em Saúde Mental serão apresentados no dia 6 de março, a partir das 8h30, no anfiteatro 2 do conjunto de sala de aula (Legolândia) da FCM (Veja relação de TCCs). Produtos artísticos e artesanais produzidos nos centros de cultura serão expostos de 9 a 13 de março no Espaço das Artes da FCM.