Teatro alegra rotina da pediatria no Hospital de Clínicas

Na tarde dessa quarta-feira (18), a Enfermaria de Pediatria do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu o espetáculo Rapunzel. A apresentação integra o projeto Vivências Culturais, organizado pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) da Unicamp, com o apoio do grupo de teatro Arte Única – e  conta com a participação voluntária de alunos e funcionários da universidade.

Até o mês de julho, serão apresentados mais cinco espetáculos: A roupa do imperador (15/04), Os três porquinhos (13/05), A primavera da lagarta (10/06) e O ratinho e a Lua (15/07). A proposta, segundo os organizadores, é alegrar a rotina dos pacientes, acompanhantes e corpo técnico do HC. “O projeto atende a uma demanda do próprio corpo de saúde do HC, que devido à rotina de trabalho não conseguem sair do hospital para acompanhar as atividades culturais dentro do campus”, destacou o coordenador adjunto da CAC, Celso Ribeiro de Almeida.

As peças ajudam a descontrair a intensa rotina de tratamento enfrentada pelas crianças, explicou a supervisora técnica do Serviço de Enfermagem, Agnes Aquemi Lima. “Temos crianças com internação muito prolongada. O estresse constante é difícil, inclusive, para os acompanhantes. O ambiente fica mais alegre”, afirmou.

De fato, não foram apenas as crianças a gargalharem na cena em que a bruxa má tira uma enorme tesoura debaixo da manga para cortar as longas tranças da jovem Rapunzel. “Rapunzel”, gritou uma das crianças na plateia. Ao que muitos adultos, discretamente, sussurraram “jogue suas tranças”.

Com duração rápida, cerca de 30 minutos, a peças chamam a atenção de quem passa pelo local. Assistindo a movimentação do alto, estavam alguns pacientes e profissionais da Ala de Psiquiatria.  “Desde o começo não queríamos algo que fosse muito fechado. As pessoas que estão passando podem se permitir uma pausa e acompanhar o que está acontecendo”, observou Geraldo José Camargo, responsável pela área de Eventos e Ações de Extensão  da CAC e criador do projeto Vivências Culturais.