Trabalhos da FCM em Inovação e Gestão em Saúde são premiados nos EUA

As pós-graduandas em fisiopatologia médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Gabriela Spagnol e Alice Sarantopoulos, foram premiadas durante a Conferência Lean & Six Sigma, realizada no início desse mês, em Atlanta, nos Estados Unidos – e que reuniu experts no campo de Lean Six Sigma. As estudantes fazem parte do Grupo de Pesquisa em Inovação e Gestão em Saúde (GIGS), liderado pelo neurologista Li Li Min, professor titular do departamento de Neurologia da FCM, orientador responsável de ambas as pesquisas.

Premiada com menção honrosa, Alice Sarantopoulos propôs em seu trabalho o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de avaliar o estágio de implantação do sistema Lean Healthcare no serviço assistencial, a partir da visão do trabalhador. Traduzido para o português como “Sistema de Gestão Enxuta”, o EPLIT-Health propõe ações de gestão em saúde com foco no paciente, na redução do desperdício e melhora continua dos serviços. “Conhecer o sistema a partir da ótica dos profissionais que atuam na rede, permite tomadas de decisões direcionadas”, observa Alice.

Premiada na categoria 2nd runner-up Best Paper, que seleciona os três melhores trabalhos de toda a Conferência, a estudante Gabriela Spagnol investigou como o cérebro humano é ativado durante a aplicação da metodologia denominada 5S, que visa melhor qualidade organizacional das empresas, a partir de conceitos como organização e disciplina no ambiente do trabalho baseados na gestão visual.

“Observamos que locais de trabalho que utilizam o sistema 5S têm melhor desempenho e número de erros reduzidos, condições que buscamos para a área de saúde, onde a qualidade e a segurança são fundamentais. A própria padronização visual oferece um ambiente de trabalho menos estressante, por exigir níveis mais baixos de demanda cognitiva. Em longo prazo, a padronização contribui para diminuir a Síndrome de burnot entre os funcionários, ao diminuir os altos índices de estresse”, explicou Gabriela.