Unicamp perde o gastroenterologista José Murilo Robilotta Zeitune

Faleceu em 6 de maio de 2015 o médico José Murilo Robilotta Zeitune, professor da disciplina de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.  O velório aconteceu no Funeral Home, localizado à rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo.

Dono de um olhar singelo e tranquilo e, ao mesmo tempo, de um espírito inquieto e revolucionário, Zeitune foi homenageado diversas vezes e, há pouco mais de uma semana, fez palestra sobre a sua principal linha de pesquisa – o Helicobacter pylori – durante o Intergastro&Trauma, ocorrido em Campinas, nos dias 24 e 25 de maio.

José Murilo Robilotta Zeitune, ou apenas “Murilo” para os amigos, nasceu em Guaranésia, Minas Gerais. Possuia graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), mestrado em Medicina (Gastroenterologia), pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (1981) e doutorado em Gastroenterologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1987). Tinha experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia, com destacados estudos relacionados à Helicobacter pylori, câncer gástrico e epidemiologia das doenças do aparelho digestivo. Foi coordenador do Gastrocentro, de 1998 a 2001, e diretor científico, de 2002 a 2007.

“Mineiro de Guaranésia, cidadão do mundo”. Foi assim que a professora titular aposentada da disciplina de gastroenterologia e amiga de longa data, Elza Cotrim Soares, começou sua homenagem a Zeitune no ano passado, por conta de sua aposentadoria. Além de destacar a busca incansável do amigo por uma educação médica de qualidade, Elza também ressaltou a atuação de Zeitune na Unicamp, cujas contribuições nos campos do ensino, pesquisa e assistência são reconhecidas por toda a comunidade. “Seu caráter, seriedade e comprometimento com a educação e a saúde em geral deixaram uma marca indelével”, disse a amiga.

Para o coordenador associado do Gastrocentro, Jason Romilson de Souza Almeida, Murilo Zeitune era um historiador que conhecia mais do que ninguém a gastroenterologia brasileira. Era, também, um educador, preocupado com a educação e a formação do médico em geral. “A vida do professor Murilo daria um livro com muitos capítulos. Ele nasceu para ser médico e para ser gastroenterologista”, disse.

“Murilo foi um grande humanista. Ele nos ensinou muito e sempre fez questão de manter próxima a relação professor-aluno, cada vez mais rara hoje em dia”, destacou Flair José Carrilho, chefe do Serviço de Gastroenterologia Clínica, do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Durante a homenagem ocorrida no Gastrocentro, local que ele tanto amava e passava os dias discutindo casos clínicos e orientando alunos de mestrado e doutorado, Murilo Zeitune agradeceu a cerimônia e compartilhou a homenagem com os profissionais que o ajudaram em toda a sua trajetória acadêmica, iniciada em Guaranésia, no Grupo Escolar Carvalho Brito, passando pela UFMG, USP e UEL, até chegar à Unicamp.

“Quero agradecer todas as pessoas que ajudaram na minha formação. Essa é uma homenagem ao José Murilo Robillota Zeitune, mas que teve por trás dele, centenas de pessoas que contribuíram com a sua carreira”, ensinou o mestre.