Unicamp perde professor Oswaldo Sevá

02/03/2015 - 11:32

Professor Oswaldo Sevá

Faleceu no sábado o professor aposentado da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, Arsenio Oswaldo Sevá Filho. O velório ocorreu no domingo, no cemitério da Saudade em Campinas, mesma cidade onde o corpo foi cremado.

Oswaldo Sevá graduou-se em Engenharia Mecânica pela USP, em 1971, e obteve Mestrado na mesma especialidade na Coppe/UFRJ, em 1974. Concluiu o doutorado em Literatura e Ciências Humanas pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, em 1982. Foi professor de Engenharia nas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Paraíba (UFPB). Entre 75 e 76, trabalhou no Ministério de Educação e Cultura, no então Departamento de Assuntos Universitários.

Em 1988, obteve por concurso o título de Livre-Docente na área de Mudança Tecnológica e Transformações Sociais do Instituto de Geociências da Unicamp. Foi credenciado como docente colaborador em cursos de pós-graduação no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas: em 2007, no departamento de Antropologia, na área de concentração Processos Sociais e Territorialidades; e, em 2008, no de Ciências Sociais, na área Processos Sociais, Identidades e Representações no Mundo Rural.

Em 2012, aposentou-se como professor associado MS-5 do Departamento de Energia da FEM, onde, de 1991 a 2007, integrou o corpo docente pleno na área de pós-graduação em Planejamento Energético. Na mesma faculdade, criou a disciplina Energia, Sociedade e Meio Ambiente e a linha de pesquisa correspondente, na qual orientou várias teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. Nas últimas décadas colaborou com entidades ambientalistas, indígenas, de populações atingidas por barragens e por outras instalações energéticas, com sindicatos de trabalhadores e com o Ministério Público.

Veja algumas matérias publicadas

Eletricidade vira moeda

Meio ambiente. Projeto interdisciplinar rende frutos

Em defesa de um grande rio que ainda corre livre