Unicamp recebe nova turma de residentes multiprofissionais

A consolidação de programas que atuam de forma disciplinar na área da saúde foi a tônica da cerimônia de acolhimento dos 35 novos pós-graduandos dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde, Saúde Mental e em Área Profissional da Saúde, realizado nessa segunda-feira (3), na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O evento foi promovido pela Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) e contou com a participação de autoridades da FCM, Faculdade de Enfermagem (FEnf), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e Centro de Engenharia Biomédica (CEB). A programação também contou com a aula inaugural intitulada “Método Clínico”, ministrada pelo professor Jamiro da Silva Wanderley, do Departamento de Clínica Médica da FCM.

Dando boas-vindas aos participantes e agradecendo de forma geral todas as pessoas, unidades e instituições que colaboraram para a oferta do programa na Unicamp, a coordenadora da Coremu, Luciana de Lione Melo, disse que a residência multidisciplinar na universidade já obteve muitas conquistas desde a sua implantação, em 2013. De acordo com a mesma, uma vez consolidado, é chegado o momento de fincar alicerces.

“Há poucos anos, tínhamos no Brasil apenas 200 bolsas para a residência multiprofissional. Hoje são aproximadamente 7 mil. Crescemos, mas todo crescimento precisa de alicerces. Temos bolsas para residentes, mas ainda não temos subsídios para tutores, preceptores, coordenadores. Um programa de residência envolve inúmeros atores, sem os quais, é impossível seguir em frente. Estamos na terceira gestão da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional  e vamos, juntos, buscar fortificar esse processo”, afirmou.

Os diretores do CEB, IFGW e FEnf, José Wilson M. Bassani , Newton Cesário Frateschi e Maria Isabel Pedreira de Freitas, e a professora da FCA, Rosângela Maria Neves Bezerra, concordam  que a consolidação da residência multiprofissional é fundamental para os alunos, a universidade e a saúde do país de forma geral.

“Os residentes cooperam com a rotina de trabalho e contribuem para melhorar o atendimento à saúde (...) se há sucesso no programa de residência, como podemos observar aqui hoje, é porque há muitas forças sendo aplicadas para mantê-lo vivo e saudável”, observou José Bassani, diretor do CEB.

“Ter profissionais da área da saúde cada vez mais bem formados, significa melhorar as condições de tratamento e de cuidados de saúde de uma população que tanto sofre”, complementou Newton Frateschi, diretor do IFGW.

“Os cursos multiprofissionais são a opção do futuro. Não existe mais tratamento, atendimento ou continuidade da assistência sem a atuação multiprofissional”, acrescentou a diretora da FEnf, Maria Isabel Pedreira de Freitas.

“Essa residência oferece uma experiência que a grande maioria dos estudantes não teve durante a formação na graduação, que é atuar dentro de um grupo multiprofissional”, disse a professora Rosângela Bezerra, na ocasião, representando o diretor da FCA, Peter Schulz.

Para o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, a Unicamp tem a vocação de aceitar os desafios da modernidade e a atuação multidisciplinar inerente aos cursos da Residência Multiprofissional é prova disso. “É com satisfação que vemos frutificar uma ideia bastante complexa. Desenvolver um estilo de residência que integra áreas que em geral não se encontram – pelo menos do ponto de vista da graduação – exige uma visão bastante coordenada. São muitas pessoas dedicadas para que isso aconteça”, disse.

Conheça os programas de Residência Multiprofissional: