UPA 2015: Medicina, Fonoaudiologia e Odontologia se preparam para receber upeiros

Milhares de alunos do ensino médio devem visitar a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp no sábado (29) durante a Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2015. A FCM agrega os cursos de medicina e fonoaudiologia e o curso de odontologia também estará junto da faculdade neste ano. Farmácia e Enfermagem tornaram-se faculdades e farão a recepção aos alunos em seus próprios locais (Veja programação na Revista da UPA).

Durante todo o dia, os visitantes poderão escolher diversas atividades que ocorrerão no Complexo de Salas de Aula, Auditório, Salão Nobre e Espaço das Artes da FCM. Aproximadamente 155 alunos de medicina, 58 alunos de fonoaudiologia, 25 funcionários, docentes, aprimorandos, mestrandos e doutorandos dos diferentes programas da FCM darão suporte às atividades e recepção dos visitantes que acontece das 9 às 17 horas.

O Diretório Científico e a Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz darão esclarecimentos sobre o curso de Medicina. No auditório ocorrerá a apresentação da Anatomia Patológica com palestras e exposição de peças anatomopatológicas. A Liga do Trauma fará apresentação e demonstração de primeiros-socorros no Salão Nobre e Espaço das Artes. Já as Ligas de Oncologia; Diabetes, Obesidade e Hipertensão; Neurociências, Medicina Integrativa, Psiquiatria, Oftalmologia e Transplantes, Geriatria e Cardiologia estarão espalhadas pelas arenas, tendas e salas de aula da FCM com diversas atividades. Haverá ainda apresentação da bateria do curso de Medicina, ao meio-dia.

O curso de Fonoaudiologia apresentará atividades de motricidade orofacial, voz, tecnologia assistida de comunicação e linguagem de pessoas com deficiência visual e apresentação prática de Língua de Sinais. Haverá também orientações sobre o cuidado e proteção auditiva. As atividades ocorrerão nos anfiteatros 2 e 3 da FCM e em outros espaços da faculdade.

Veja como foi a UPA em 2014:

Estudantes de medicina vão ensinar upeiros a salvarem vidas

Escolheu medicina, as Ligas explicam

FCM apresenta cursos, atuação em oncologia e jogo do improviso

Na emergência, peça ajuda e o sangue que salva vidas

Fonoaudiologia e enfermagem