UPA 2015:Projeto Salvando Vidas bate recorde de treinamento de visitantes

A Liga do Trauma, em conjunto com a equipe da CCR-Autoban e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Tramatizado (SBAIT) bateram o recorde no treinamento de manobras de reanimação cardiopulmonar e desengasgo de bebês para o público que comparece neste sábado (29) no Espaço das Artes e Salão Nobre da FCM durante a UPA 2015. No ano anterior haviam sido treinados 1.617 alunos do ensino médio, familiares e professores. Este ano, foram 1.662 pessoas treinadas.

“Os alunos do segundo e terceiro anos de Medicina estão achando uma experiência fantástica compartilhar o que aprenderam com o público leigo. O que eles puderem aprender poderá fazer uma diferença enorme para salvar uma vida enquanto o resgate, corpo de bombeiro ou SAMU não chegarem no local para atender”, disse o médio Thiago R. A. Calderan, coordenador da atividade. O coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma, Gustavo Pereira Fraga, prestigiou a atividade e destacou o empenho dos alunos da Liga do Trauma.

As amigas Mara Antonioli, Andressa Voltolino, Verididiana Saito, Lara Girotto e Julia Chiquino são do colégio Funvic, de Mococa, e todas pretendem fazer medicina. Todas irão prestar o vestibular juntas. Passarem todas juntas na Unicamp é um sonho, mas que conseguirem entrar em Medicina, mesmo que em faculdades diferentes, já está bom. Elas participaram do treinamento de reanimação cardiorespiratória e acharam um pouco difícil, porque tem que colocar muita força.

“Mas aprendi muita coisa. A principal é sinalizar o local. Eu ia ficar desesperada e poderia me tornar outra vítima e atrapalhar o socorro”, disse Andressa Voltolino.

A atividade chamada de Salvando Vidas tem a duração de 20 a 30 minutos e atende de 70 a 100 pessoas por turma. Após cada atividade, os participantes são convidados a responder um questionário. As informações serão usadas, posteriormente, para ver quais pontos básicos do treinamento de salvar vidas foi assimilado pelos visitantes da UPA.