Uso prolongado de medicamentos pode piorar os transtornos psiquiátricos, diz Robert Whitaker em conferência na Unicamp

O jornalista e escritor especializado em medicina, ciências e história Robert Whitaker esteve no dia 2 de junho na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Ele fez a conferência “Anatomia de uma epidemia: história, ciência e os efeitos a longo prazo de medicamentos psiquiátricos” na Sala da Congregação da faculdade. A abertura da conferência foi conduzida pelo coordenador do LaPSuS, o médico Mário Eduardo Pereira dos Santos e acompanhada pelos psiquiatras Paulo Dalgalarrondo e Cláudio Banzato, ambos do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM.

“O uso prolongado de drogas psiquiátricas mudam os neurotransmissores do cérebro e podem piorar o transtorno psiquiátrico. As doenças psiquiátricas são tratadas nos Estados Unidos como as doenças cardíacas e o câncer. É um mercado que gera milhões de dólares que influencia a construção dos diagnósticos. Os médicos precisam repensar a prescrição desses medicamentos”, disse Whitaker.

Robert Whitaker é autor do blog Mad in América. Em 2011, seu livro Anatomy of an epidemics: magic bullets, psychiatric drugs, and the astonishing rise of mental illness in America recebeu o titulo de melhor livro de jornalismo investigativo do ano pela Investigative Reporters and Editors, Inc. (IRE). O livro será lançado pela Editora Fiocruz até o final deste ano.Whitaker veio à Unicamp a convite do Laboratório de Psicopatologia: Sujeito e Singularidade (LaPSuS) da FCM.

Whitaker volta à Universidade nos dias 14 e 15 de novembro a convite da professora Maria Aparecida Moyses, do Departamento de Pediatria da FCM. Ele fará palestra no evento sobre despatologização que acontecerá no Centro de Convenções da Unicamp.