Unicamp e Abec promovem
curso de editoração científica

23/06/2016 - 09:41

/
Público no auditório da FCM

Público no auditório da FCM

Rui Seabra, presidente de Abec

Rui Seabra, presidente de Abec

Ivan Toro, diretor da FCM

Ivan Toro, diretor da FCM

Alvaro Crósta com a palavra em mesa diretiva

Alvaro Crósta com a palavra em mesa diretiva

Maurício Calixto, da Educorp

Maurício Calixto, da Educorp

Desde a útima quarta-feira (22) até o dia 24 de junho, acontece no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o XXIV Curso de Editoração Científica e o IX Seminário Satélite para Editores Plenos. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da Unicamp e é promovido pela Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Universidade e pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec). A abertura aconteceu no dia 22 (quarta-feira), pela manhã, e reuniu em torno 350 participantes. 

“A Abec completou 30 anos e é um privilégio participar das comemorações dos 50 anos da Unicamp. Em 2016, diversas revistas brasileiras tiveram seu fator de impacto elevado e isso tem efeito direto ou indireto pelo trabalho que a Associação vem desenvolvendo ao longo dos anos”, disse Rui Seabra Ferreira Jr., presidente da Abec. Ele aproveitou a abertura do evento para divulgar recentes realizações da Associação, como a publicação do Guia do Usuário do Digital Object Identifier (DOI).

Maurício Calixto de Andrade, diretor da Educorp, disse que esses três dias serão importantes para a construção do conhecimento necessário a fim de enfrentar as exigências da comunidade científica internacional para publicação de artigos científicos. “O alto nível do curso proporcionará aos participantes as metodologias e ferramentas técnicas para agregar maior qualidade e dar visibilidade aos periódicos brasileiros”, comentou Maurício. 

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, afirmou que a produção do conhecimento é tão relevante quanto a formulação desse conhecimento. “Se ele não for bem transmitido, vai gerar uma série de mal-entendidos e gastos desnecessários. A tarefa de vocês é muito importante”, ponderou Ivan. 

O coordenador geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, destacou em sua fala que, no Brasil, a geração do conhecimento ocorre principalmente nas universidades públicas. A Unicamp, como iniciativa recente, revelou, lançou um portal para a publicação de seus próprios periódicos eletrônicos. “A produção do conhecimento precisa ser difundida, e é isso que as revistas científicas fazem. O que mudou nos últimos anos foram as fronteiras. Nosso objetivo é divulgar nossas pesquisas para o mundo. É uma honra para a Unicamp hospedar eventos dessa natureza”, finalizou Crósta. 

Veja a programação do evento.