Fique de Olho!

 

NOVO! Disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2017 - CLIQUE AQUI

*****************************************************************************************************************

ELEIÇÕES DISCENTES 2017 - EDITAL

RESULTADO: 

Thays Vieira Cusato​ Membro Discente Titular - mandato: 01/07/2017 a 30/06/2018
Andréa Fernanda OrigaMembro Discente Suplente - mandato: 01/07/2017 a 30/06/2018

*****************************************************************************************************************

 

 

Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

HT019 - Gestão de Unidades de Hemoterapia e Legislação em Medicina Transfusional
HT020 - Captação, Triagem de Doadores, Coleta de Sangue e Afereses
HT021 - Processamento, Conservação e Distribuição de Hemocomponentes e Controle de Qualidade em Hemoterapia
HT022 - Triagem para Infecções Transmissíveis por Transfusão e Métodos Moleculares Aplicados à Hemoterapia
HT023 - Imunohematologia Eritrocitária e Leucocitária
HT024 - Medicina Transfusional na Prática e Células-tronco e Terapia Celular
HT025 - Metodologias de Pesquisa e Bioestatística
HT013 - Processos de Apoio aos Serviços de Hemoterapia

Disciplinas Eletivas

HT015 - Novas Fronteiras em Hemoterapia
HT016 - Hemoglobinopatias Hereditárias e Terapêutica Transfusional
HT018 - Coagulopatias Hereditárias e Terapêutica

 

Ementas:

Disciplinas Obrigatórias

HT019 - Gestão de Unidades de Hemoterapia e Legislação em Medicina Transfusional

Ementa: Descreve as normas legais que suportam a gestão de uma Unidade de Hemoterapia incluindo Gestão de Qualidade e programas de certificação e acreditação. Discute a evolução das portarias e resoluções no Brasil, dentro da medicina transfusional.

HT020 - Captação, Triagem de Doadores, Coleta de Sangue e Afereses

Ementa: Descreve as bases que norteiam a captação e doação de sangue aliadas aos critérios estabelecidos pelas normas vigentes e pela literatura atual.  Aborda o fluxo de atendimento de doadores inaptos à doação de sangue. Descreve a metodologia de coleta por aféreses e sua aplicação, tanto no que diz respeito a doadores de sangue como em procedimentos terapêuticos.

HT021 - Processamento, Conservação e Distribuição de Hemocomponentes e Controle de Qualidade em Hemoterapia

Ementa: Descreve as formas de produção, modificação, conservação, distribuição e rastreabilidade de hemocomponentes. Aborda a sistematização do Controle de Qualidade em Hemoterapia, seus princípios e condutas adotadas frente a desvios dos processos. Descreve os principais protocolos de controle de qualidade aliados a legislação vigente.

HT022 - Triagem para Infecções Transmissíveis por Transfusão e Métodos Moleculares Aplicados à Hemoterapia

Ementa: Descreve as metodologias de triagem e os testes confirmatórios relacionadas a triagem de doenças de transmissão transfusional, incluindo o controle de qualidade do laboratório de sorologia e NAT (teste de ácidos nucléicos). Aborda os métodos de genotipagem eritrocitária, plaquetária e leucocitária e sua aplicação na medicina transfusional.

HT023 - Imunohematologia Eritrocitária e Leucocitária

Ementa: Aborda as bases da imuno-hematologia no que diz respeito à triagem imunohematológica de doadores de sangue, investigação de casos complexos, e aplicação de técnicas mais complexas, além da definição e aplicação dos programas de controle de qualidade em imunohematologia.

Aborda as metodologias utilizadas no laboratório de HLA (Antígenos leucocitários Humanos) e suas aplicações na medicina transfusional.

HT024 - Medicina Transfusional na Prática e Células-tronco e Terapia Celular

Ementa: Descreve o manejo do estoque nos serviços de hemoterapia, principais situações de uso abundante do sangue, uso de mecanismos de recuperação intra-operatória, uso de componentes modificados e investigação de reações transfusionais. Aborda as metodologias de coleta, cultivo e uso de células-tronco hematopoiéticas, incluindo células de cordão umbilical, nas várias áreas da medicina. Dentro desse bloco são discutidas também as formas de criopreservação e manutenção das células-tronco e da terapia celular nas mais variadas áreas de medicina.

HT025 - Metodologias de Pesquisa e Bioestatística

Ementa: Aborda o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, artigo científico, levantamento de bibliografia, análise estatística e interpretação de dados. Inclui introdução à pesquisa, definição de problema, para chegar ao desenho do estudo e a seleção e análise das variáveis.  Inclui analises estatísticas descritivas (sumário de dados, gráfico de barras, gráfico de setores, histograma, mediana, moda, desvio padrão, amplitude interquartis), intervalos de confiança, testes de hipóteses, comparação de dois grupos, correlação e regressão-Cox.

HT013 - Processos de Apoio aos Serviços de Hemoterapia

Ementa: Demonstra as principais técnicas e a importância da manutenção de equipamentos dentro dos serviços de hemoterapia. Descreve as medidas para aquisição de novos insumos nos serviços públicos e privados e sua legislação específica. Aborda a importância dos sistemas de informática na gerencia dos serviços de hemoterapia, com destaque a implantação dos sistemas e rastreabilidade de hemocomponentes.

Disciplinas Eletivas

HT015 - Novas Fronteiras em Hemoterapia

Ementa: Aborda as novas tecnologias utilizadas na produção de hemocomponentes, investigação imunohematológica e triagem de doenças infecciosas transmitidas pelo sangue.

HT016 - Hemoglobinopatias Hereditárias e Terapêutica Transfusional

Ementa: Descreve os procedimentos especializados utilizados na investigação imunohematológica e modificação de hemocomponentes que garantem a segurança transfusional de pacientes portadores de hemoglobinopatias.

HT018 - Coagulopatias Hereditárias e Terapêutica

Ementa: Propõe a atualização da investigação laboratorial e novas modalidades de tratamento das coagulopatias herditárias como as Hemofilias, Doença de Von Willebrandt e disfunções plaquetárias.