Fique de Olho!

Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação

AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO

O Curso de Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação é um curso novo, implantado a partir de 2012 e com origem no Mestrado Profissional de mesmo nome, que funcionou desde 2008 na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Desde a sua criação, o Curso de Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação recebeu nota 4 na avaliação CAPES.

O Programa de Doutorado foi aprovado em 2015 e iniciou sua primeira turma em agosto de 2016.

 

OBJETIVOS

1. Capacitar docentes e pesquisadores com visão ampla e crítica da realidade social, da saúde e dos processos de habilitação e reabilitação, numa perspectiva interdisciplinar.

2. Capacitar docentes e pesquisadores com uma visão interdisciplinar e integrada dos processos de desenvolvimento humano e suas alterações, no que se refere às deficiências, à comunicação humana, à linguagem e à reabilitação.

3. Capacitar docentes e pesquisadores para atuar na intersecção de várias áreas do conhecimento, no ensino superior, em programas de formação, no planejamento, implementação e avaliação de políticas e ações de Saúde e Educação envolvendo o desenvolvimento humano e a reabilitação.

4. Qualificar docentes e pesquisadores para a aplicação inovadora do conhecimento produzido na área.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O curso se propõe a formar profissionais para atuar como docentes e pesquisadores em instituições de ensino superior e em pesquisas, ligadas às áreas da Saúde e da Educação. Esses profissionais deverão ser capazes de identificar, analisar e compreender os processos de desenvolvimento humano e suas alterações, bem como as ações de habilitação e reabilitação das deficiências, no campo da prevenção, promoção da saúde e inclusão social. Além disso, espera-se que os profissionais formados pelo curso construam habilidades e competências que lhes permitam conceber, formular e implementar ações e políticas sociais e de educação para a saúde, assim como desenvolver pesquisas aplicadas à resolução de problemas nesses diferentes campos, numa perspectiva interdisciplinar.