Procedimentos para Qualificação

 

A qualificação de Mestrado ou Doutorado, deverá ser solicitada à secretaria do Programa através do Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA, pelo aluno.

 

I - Pré-requisitos gerais

  1. Ter cursado todas as disciplinas obrigatórias;
  2. Ter a proficiência em língua estrangeira;

 

II - Pré-requisitos específicos

Confira nos links abaixo se o seu programa possui pré-requisitos específicos:

Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas

Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia

Programa de Pós-graduação em Clínica Médica

Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde

 

III - Procedimentos prévios para solicitar a qualificação no SIGA- Sistema de Gestão Acadêmica

  1. Orientador/aluno: devem contatar os membros escolhidos para compor a Banca Examinadora e a disponibilidade de data e horário;
  2. Providenciar a reserva da sala bem como todo o material audiovisual que será utilizado no seu exame (caso não o tenha disponível na sala agendada). É possível verificar a disponibilidade do Anfiteatro e demais salas de aula da CPG, bem como solicitar a reserva pela Agenda.
  3. Verificar com a secretaria do seu curso se todos os membros possuem cadastro vigente. Caso não possua, será necessário encaminhar, via e-mail, à secretaria do seu curso a Ficha de Cadastro de Membros Externos preenchida.
  4. Videoconferência: Informar a necessidade de videoconferência na solicitação e verificar na página Suporte para Videoconferência os procedimentos para reserva do equipamento necessário e do serviço de suporte.

 

IV - Composição da Comissão Examinadora 

Comissão Examinadora deve ser composta de 4 membros (1 presidente, 2 titulares e 1 suplente) com, no mínimo, o Título de Doutor.   Verifique nos Pré-requisitos especificos (item II) se seu orientador pode ser o presidente da Comissão examinadora.

Os nomes indicados deverão ser informados no momento da solicitação de qualificação no Sistema de Gestão Acadêmica - SIGA.

Só poderão compor Comissões Examinadoras os membros que atendam aos princípios da impessoalidade e da ética na relação com o aluno, seu orientador e outros membros da Comissão.

Informação CCPG 003/2015 - trata da impessoalidade entre aluno/orientador e membros de banca.

 

V - Solicitação de Qualificação – SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica

Antecedência necessária: 30 dias

Para solicitar a qualificação, o aluno deverá acessar o SIGA, no site da DAC (DAC >> Serviços On-Line >> Aluno/Docente >> SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica.

Uma vez logado, deverá acessar o menu Dissertações/Teses >> Visualizar Dados da Dissertação/Teses.

Antes de iniciar o preenchimento do pedido de qualificação o aluno deverá inserir os comprovantes exigidos pelo programa como os pré-requisitos específicos. No canto superior direto da tela sempre aparecerá um alerta laranja “Atenção – Gostaria de enviar algum arquivo para sua secretaria?”, selecione o botão “Clique aqui” e insira os documentos.

Para maiores detalhes sobre o preenchimento do pedido de qualificação confira o passo a passo no Manual da DAC.

Observações sobre o preenchimento:

  1. Selecionar a opção de EXAME GERAL;
    1. Quando selecionar um membro sempre dar preferência a opção "DOCENTE" quando houver mais de um cadastro do membro.

Atenção: todos os dados solicitados no preenchimento são obrigatórios e serão validados por duas instâncias: secretaria e orientação, respectivamente. Uma validação sucede a outra e o aluno só terá sua solicitação de qualificação efetivada uma vez que for validada por todos.

Caso haja alguma inconsistência na solicitação de qualificação, o aluno será comunicado para correção por e-mail e também por sua área de aluno no SIGA, portanto, esteja atento a esses contatos.

APÓS INSERIR TODOS OS DADOS, O ALUNO DEVE ENVIAR O PEDIDO DE QUALIFICAÇÃO, PARA QUE POSSA SER PROCESSADO PELA SECRETARIA E VALIDADO - sem o envio não será possível finalizar o processo e os documentos não serão gerados.

Após a aprovação da qualificação no sistema, a secretaria irá encaminhar as cartas convite dos membros da banca para o e-mail do aluno, não sendo necessário retirar documentos físicos na secretaria de pós-graduação.