Fique de Olho!

Legislação

Deliberação CONSU-A-012/2012, de 07/08/2012 - (Dispõe sobre o Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado)

Resolução GR-043/2013, de 31/07/2013 (Estabelece procedimento interno com vistas à isenção de tradução de documentos acadêmicos oriundos do exterior para matrícula de candidatos ao Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado.)

Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado

Informações sobre o Programa 

Para ingresso no pós-doc é necessário seguir as orientações da página do programa.

É obrigatório a apresentação de um comprovante de financiamento (bolsa, projeto financiado, recurso de convênio, etc), que permita a sua dedicação integral ao desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Para solicitar o ingresso, que é fluxo contínuo, basta apresentar a documentação do site de forma completa que iniciamos o trâmite (note que é necessário já possuir o título de doutor homologado, financiamento e projeto de pesquisa com plano de atividades definido).

Este ingresso é a forma como a Universidade institucionalizou o vínculo para pesquisadores de pós-doutorado, o que não tem relação direta com o pleito à bolsa de pós-doutorado dos programas de pós-graduação (PNPD/CAPES) - cuja seleção ocorre junto aos programas de pós-graduação da FCM.

O aluno que possui o título de doutor pode concorrer à bolsa de pós-doc que os programas de pós-graduação oferecem, desde que o supervisor seja credenciado no programa de interesse e exista seleção aberta para isto.
Os trâmites e exigências são específicos de cada um de nossos cursos, portanto esta dúvida deve ser esclarecida com cada secretaria de curso.

Caso tenha interesse em outras formas de financiamento de pós-doc, o pedido geralmente é realizado pelo supervisor diretamente às agências de fomento (FAPESP, CNPq, etc).

    Coordenadora: Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko Campos

    Secretário: Bruno Alves Pereira

    Dúvidas deverão ser esclarecidas através do e-mail: posdoc@fcm.unicamp.br