Alberto Spisni, da Universidade de Parma e Lawrence Fisher, da Universidade da Califórnia São Francisco, visitam a FCM

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 26/06/2017 - 16:32

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu, na semana passada, a visita dos professores Alberto Spisni, da Universidade de Parma, Itália, e Lawrence Fischer, da Universidade da Califórnia São Francisco, Estados Unidos. A recepção de ambos os professores e pesquisadores aconteceu na diretoria da FCM

Fischer veio à FCM para participar do workshop Aspectos psicológicos e psiquiátricos do diabetes tipo 1: depressão, diabetes distress e controle glicêmico, ocorrido no dia 24 de junho. Veja como foi a programação do evento e o currículo do professor Fischer.

Spisni é responsável pelo desenvolvimento de internacionalização na área da saúde da Universidade de Parma, referência entre o programa Overworld - Mobilidade de Graduação Itália-Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), da qual a Unicamp faz parte. Ele esteve na faculdade para conversar sobre intercâmbio entre alunos de Medicina e Enfermagem de ambas as Universidades.

“Esperamos receber dois alunos por semestre da Universidade de Parma e divulgar a universidade de Parma como forte opção para período de estágio no exterior durante o curso de graduação dos nossos alunos”, explicou Rodrigo Bueno, coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM.

“A Faculdade de Enfermagem (FEnf) enviará o currículo do curso de Enfermagem para compatibilização das disciplinas e de procedimentos que deverão ser feitos para enviar alunos de graduação da FEnf à universidade italiana também”, ressaltou Maria Isabel Pedreira de Freitas, diretora da FEnf, que acompanhou a reunião.

Ainda de acordo com a diretora da FEnf, o programa deve ser desenvolvido de forma perene, uma vez que há o interesse por parte da Universidade de Parma de que pelo menos um aluno por semestre faça estágio na faculdade. "Em contrapartida, esperamos poder receber, de forma excepcional, até quatro alunos por ano da Universidade de Parma", confidenciou Isabel.

Fazem parte do Programa alunos dos cursos de Economia e Administração de Empresas, Enfermagem, Medicina, Educação, Pedagogia, Letras e Filosofia. As universidades selecionadas para o programa são: Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade de Pernambuco; Universidade Federal da Baia, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Federal do Pará, Universidade Estadual de São Paulo Julio de Mesquita  (UNESP) , Universidade Federal  de Goiás, Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS).