Departamento de Pediatria comemora 50 anos com homenagens e palestra de Paulo Saldiva

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 02/12/2016 - 11:56

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp celebrou na noite de quarta-feira (30) meio século de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde. A comemoração de seus 50 anos contou com a participação especial do médico e pesquisador da USP Paulo Saldiva. Durante o evento aconteceram várias homenagens aos professores aposentados e também dos quadros dos ex-chefes do Departamento de Pediatria.

“Quando falamos em pessoas, 50 anos é mais da metade de uma vida. Mas quando a gente pensa em Departamento, podemos dizer que é a idade de uma criança. Por isso, o Departamento de Pediatria tem ainda muito potencial para crescer e se desenvolver”, disse a pediatra Mariana Porto Zambon, atual chefe do Departamento de Pediatria, durante a mesa de abertura do evento, ocorrido no auditório da FCM.

A história do Departamento Pediatria foi relatada pelo professor Antonio Barros de Azevedo Filho por meio de um texto lido durante a cerimôna de abertura. De acordo com Barros, o Departamento de Pediatria da FCM iniciou suas atividades em 1966, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Campinas. Seu primeiro chefe foi o médico Renato Woiski. Ele veio da USP de Ribeirão Preto e contou com a colaboração de vários médicos da cidade de Campinas. Leia na íntegra o texto da história do Departamento de Pediatria.

Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, coordenador da área assistencial do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, disse que o pediatra tem um olhar diferenciado para o cuidado. Citando o filósofo Sócrates, Antonio aconselhou a todos a “reverenciar o passado para construir algo novo, baseado no olhar pediátrico”.

O diretor associado da FCM Roberto Teixeira Mendes disse que quando fazia medicina, percebeu que a pediatria e os pediatras tinham outra visão do mundo e isso foi importante para a escolha de sua residência médica e nas suas decisões na vida. “Ser pediatra é uma profissão de fé”, disse Teixeira.

Ivan Felizardo Contrera Toro ressaltou a importância do Departamento de Pediatria para a faculdade. De acordo com Toro, o Departamento de Pediatria faz uma atenção clínica que serve de exemplo do médico que realiza atendimentos humanizados com técnica. Outro ponto destacado pelo diretor da FCM é que o Departamento de Pediatria lidera as transformações necessárias e coloca em prática todas as mudanças curriculares imprescindíveis na realidade atual.

“Nesses 50 anos, o Departamento de Pediatria tem contribuído para transformar a FCM numa das melhores faculdades de Medicina do Brasil. Esse primeiro meio século é somente a infância de um Departamento com futuro grandioso”, disse Toro.

Convidado pelo pediatra Gil Guerra Júnior para falar sobre mobilidade e saúde na infância, o médico patologista Paulo Saldiva disse que seu sonho era ser pediatra e que ainda pretende retomar esse sonho. O diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP disse que a criação de um cidadão sustentável se faz na puericultura com a mãe.

“Com o crescimento do ambiente urbano a puericultura e o pré-natal ficarão mais difíceis. A luta por uma cidade e meio ambiente mais adequados começa quando você está atendendo uma mãe e seu filho. A pediatria tem um papel importantíssimo no planejamento de um país”, disse Saldiva.

Homenagens e descerramento de fotos

No decorrer na noite, o Departamento de Pediatria homenageou seus professores e funcionários aposentados que fizeram parte desses 50 anos. Os homenageados foram: Izilda Rodrigues Machado Rosa, Silvia Regina Brandalise, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, Francisco Mezzacappa Filho, Ricardo Cesar Caraffa, Rachel Alvarenga de Queiroz, Maristela Boina Coltro e Ana Cristina Pinto.

O Departamento ainda procedeu ao descerramento das fotos de Roberto Teixeira Mendes pela sua gestão como chefe do Departamento de Pediatria no período de julho de 2013 a março de 2014 e de Maria De Lurdes Zanolli pela sua gestão de setembro de 2014 a setembro de 2016. Ambas as fotos farão parte da Galeria de Fotos dos chefes do Departamento da Pediatria.