Em 2017, Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unicamp completará 50 anos

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 20/12/2016 - 10:35

Em 2017, o Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp completará 50 anos. As comemorações aconteceram no mês de maio. O atual chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, Sérgio Rocha Piedade, antecipou um pouco da história que começou em 1967, na Santa Casa de Misericórdia de Campinas.

Segundo Piedade, desde o começo o Departamento teve ação pioneira na formação acadêmica dos seus alunos. Em 1981, implementou a Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia com duração mínima de três anos. A experiência positiva do DOT motivou, em 1984, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) a considerar e adotar, em caráter obrigatório, a Residência Médica em três anos.

A partir de 1985, o DOT foi transferido para o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, no distrito de Barão Geraldo em Campinas, momento em que a Ortopedia se consolidou como a segunda especialidade médica a iniciar as atividades cirúrgicas. Em setembro de 1992, foi inaugurada a oficina de órteses e próteses do HC da Unicamp, setor estratégico no atendimento dos pacientes, segundo Piedade.

“Hoje, no âmbito assistencial, mais de dois mil pacientes são atendidos mensalmente, sendo oferecido tratamento clínico e cirúrgico especializado. Dentro deste contexto, o avanço tecnológico na medicina criou novas demandas e desafios, tanto no ensino como na assistência”, explica Piedade.

Ainda segundo Piedade, o DOT tem estimulado residentes e médicos contratados a buscar, na pós-graduação, mais uma oportunidade de crescimento e qualificação profissional. “Fomentar elos científicos com outros Institutos e Faculdades da Unicamp, assim como instituições internacionais para o pós-doutoramento, proporcionou o envolvimento de mais 65% dos médicos do DOT no programa de pós-graduação em Ciências da Cirurgia da FCM”, explica o ortopedista da FCM.

“Nestes 49 anos, a trajetória de crescimento e desenvolvimento do DOT foi possível graças ao trabalho proativo e positivo de funcionários, enfermeiros, técnicos, graduandos de medicina, residentes, médicos, pós-graduandos e dos professores que exerceram a chefia do Departamento, entre eles Ricardo Fonseca Ribeiro, João D. M. B. Alvarenga Rossi, Gottfried Koberle, Willian Dias Belangero, João Neves Camargo Junior, Reinaldo Gamba, Alberto Cliquet Junior, João Batista de Miranda e Maurício Etchebehere”, reforçou Piedade.

Dentre suas atividades assistenciais e acadêmicas, o DOT contempla diversas subespecialidades como traumatologia ortopédica, ombro, mão, quadril, joelho, coluna, pé e tornozelo, oncologia, laboratório da marcha, e ortopedia pediátrica. Em janeiro de 2011, a medicina do exercício e do esporte passou a integrar o rol das subespecialidades oferecidas, ainda pelo DOT.