Evento reúne pesquisadores da Holanda e Brasil na área de educação médica

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 07/12/2016 - 15:30

Nos dias 16 e 21 de novembro, aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, um encontro entre pesquisadores da área de educação médica da FCM e da Universidade de Groningen, Holanda. No dia 16 de novembro, Dario Cecílio Fernandes fez palestra sobre a importância da psicometria para a educação médica. De acordo com Marco Antonio de Carvalho Filho, professor da disciplina de Medicina de Urgência da FCM, a psicometria é fundamental para o desenvolvimento de métodos de avaliação confiáveis que possam ajudar as universidades e a sociedade como a medir a qualidade do profissional de saúde.

“Isto ajuda a reafirmar o contrato social do profissional de saúde que deve colocar os interesses do paciente acima de seus interesses pessoais”, disse Marco.

No dia 21 de novembro, foi a vez de René Tio fazer palestra sobre o Teste de Progresso e o “Cumulative Assessment” no contexto da educação médica. Para a professora Angélica Maria Bicudo, coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa e Educação Médica (Napem) da FCM, com o encontro foi possível entender como o Teste de Progresso é realizado na Holanda e também como o "Cumulative Assessment" pode influenciar na forma como o aluno estuda e aprende.

“Durante o evento, tivemos a participação de outras instituições de ensino, como a UNISINOS, a FAMERP, a EMESCAM, a PUC de Sorocaba e Universidade Federal de Alfenas. Isto mostra como a Unicamp pode funcionar como um centro de pesquisa em Educação Médica no Brasil”, disse Angélica.

A partir desse encontro, foi definido o início de um estudo multicêntrico com o apoio da Universidade de Groningen para desenvolver pesquisas na área de capacitação docente. “Com o grande número de novas escolas médias no país precisamos garantir a qualidade destes novos professores. A pesquisa nesta área ajudará a identificar os métodos mais eficientes e com menor custo para formar professores para estes novos cursos”, disse Marco, que fará seu pós-doc em Groningen. “Essas parcerias são sempre bem-vindas e profícuas”, comentou Angélica.

De acordo com o coordenador da Comissão de Graduação do curso de Medicina da FCM, Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, o contato com os colegas da Universidade de Groningen foi muito produtivo para o Ensino da Graduação em Medicina da Faculdade. "A avaliação foi tema de recente evento que a CEG promoveu. Os colegas que palestraram abordaram o mesmo tema, reforçando a necessidade de reavaliar para avaliar melhor, usando ferramentas adequadas”, revelou Paulo, que agradeceu ao empenho e apoio do professor Marco Antonio e do Escritório de Internacionalização da FCM para a realização do evento.