FCM perde o nefrologista José Francisco Figueiredo

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 27/06/2017 - 13:09

Faleceu nessa madrugada (26) o nefrologista e professor aposentado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp José Francisco Figueiredo.

O professor Figueiredo foi graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-1969) e foi professor auxiliar da Disciplina de Nefrologia da EPM (UNIFESP-1973-1976), com doutorado em Nefrologia pela Escola Paulista de Medicina (1976), seguido de pós-doutorado na Cornell University Medical College - NY (1976-1979). Foi professor adjunto da EPM (1980-1986).

Ele ingressou na Unicamp em 1986, onde ocupou o cargo de professor titular em Nefrologia desde 1998. Foi assessor e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), assessor e pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Associado da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Figueiredo tinha experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia de Órgãos e Sistemas, Função, Conservação e Transplante Renal. Mesmo aposentado, atuava desde 2004 como professor voluntário colaborador junto ao Departamento de Cirurgia da FCM e também desenvolvia pesquisas no Laboratório de Nefrologia Experimental da FCM. Em 2017, foi homenageado durante a X Semana de Pesquisa da FCM pela sua atuação frente à Comissão de Pesquisa da faculdade no período de 1984 a 1988.