FCM recebe inscrições para o Programa de Estágio Docente a partir do dia 17

Enviado por Camila Delmondes em Sex, 21/04/2017 - 09:54

Com inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (17), o Programa de Estágio Docente (PED) é a oportunidade ideal para os estudantes de pós-graduação da Unicamp interessados na experiência docente. Alunos de mestrado ou doutorado realizam estágio e prestam apoio às atividades dos professores. A modalidade é semestral e pode ser remunerada ou voluntária.

Além da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), 23 unidades de ensino da universidade são contempladas pelo Programa. A Agência de Inovação da Unicamp (INOVA), o Centro de Ensino de Línguas (CEL) e os Colégios Técnicos da Unicamp, Cotil e Cotuca, também contam com bolsistas PED. Algumas disciplinas do Programa de Inclusão Social (ProFIS) da Unicamp também são amparadas pelos bolsistas.

Os pós-graduandos da FCM, interessados em participar do PED, devem observar, atentamente ao cronograma, que inclui períodos para a divulgação das disciplinas, inscrição dos candidatos, divulgação dos candidatos selecionados, voluntários e bolsistas, divulgação dos projetos aprovados pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, e entrega de documentação na Secretaria de pós-graduação. Informações aqui.

O PED na FCM existe desde 1992. A partir de 2010, os dados foram sistematizados e até o 2º semestre de 2016, a unidade já havia contabilizado 772 projetos oferecidos em 141 disciplinas diferentes. Somente nesse período, 499 estudantes e 119 docentes estiveram envolvidos com as atividades do PED. No primeiro semestre de 2017, foram oferecidos 48 projetos, com a participação de 117 estagiários. Para a segunda metade do ano, 70 projetos estão em andamento.

O PED "traz a necessidade de saber lidar com o imprevisto e compartilhar conhecimentos", afirma a coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM, Rosana Onocko-Campos/Foto: FCM/Unicamp

Para a coordenadora da Comissão de Pós-graduação da FCM Rosana Teresa Onocko Campos, o PED permite aos alunos de pós-graduação, realizar a prática docente com o acompanhamento de um professor experiente, tendo a possibilidade de aprender a planejar as disciplinas, acompanhar o seu andamento e realizar avaliações. “É uma experiência que, em minha opinião, está por detrás da grande quantidade dos nossos egressos da pós-graduação que se inserem no mundo acadêmico após finalizar o doutorado”, observa.

As disciplinas que oferecem a prática em campo proporcionam um aprendizado a mais, de acordo com Rosana, que na atualidade conta com 18 estagiários PED. “Eles desenvolvem habilidades para pactuar e negociar campos de estágio com as equipes de saúde. O ensino em um ambiente real, não de laboratório ou simulação, traz a necessidade de saber lidar com o imprevisto, e compartilhar conhecimentos e desafios com pacientes e multiprofissionais", afirma.

"A experiência como PED é imprescindível para quem almeja ser docente", afirma a fonoaudióloga Amanda Zerbeto
Foto: Acervo pessoal

A fonoaudióloga Amanda Brait Zerbeto foi estagiária do PED durante o mestrado e o doutorado que realizou pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM, e fala sobre as contribuições do Programa para o seu aprimoramento didático.

“Acho a experiência como PED imprescindível para quem almeja ser docente, especialmente para os pós-graduandos do doutorado. Ela nos permite um contato com os estudantes de graduação, que somente as aulas de didática não nos fornecem.  O PED é uma oportunidade de participarmos conjuntamente com o docente do planejamento e preparação das aulas, e assim aprender um pouco como é estar no lugar do professor. Pois normalmente conhecemos bem como é ser estudante, mas conhecemos pouco sobre os desafios da docência. Dessa forma, recomendo essa experiência enriquecedora a todos, pois o PED só reafirmou minha vontade de continuar no meio acadêmico”.