Internacionalização na FCM: Encontro de estudantes e curso intensivo de hemodiálise contínua

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 19/10/2016 - 15:51

Aconteceram nesta terça-feira (18), no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o III Symposium of Student Exchange e a abertura do Intensive course: Continuous hemodialysis – Sharing experienses between Unicamp and international practices. Ambos os eventos tem o apoio da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) da Unicamp e fazem parte da programação do Escritório de Internacionalização da FCM para o mês de outubro.

De acordo com Rodrigo Bueno de Oliveira, coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM, a proposta do III Symposium of Student Exchange é a troca de experiências entre os alunos que retornaram de algum estágio ou período no exterior por qualquer programa de intercâmbio e, também, mostrar de que forma a FCM pode ajudar aqueles alunos que desejam ficar um período fora do país.

A mesa de abertura desse evento teve a participação do coordenador do internato médico da FCM e membro do Escritório de Internacionalização, Gustavo Pereira Fraga; do diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro e do pró-reitor de Graduação da Unicamp, Luis Alberto Magna. Fraga destacou a experiência da disciplina do trauma em receber alunos de outros países. Magna ressaltou o esforço da Pró-Reitoria de Graduação em oferecer oportunidades aos alunos, porém revelou que a grade curricular dos alunos de medicina é diferente e exige especial atenção.

O diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, lembrou do esforço da faculdade em tratar bem os alunos que vem para cá e também dar suporte aos alunos da faculdade que desejam fazer intercâmbio nas Universidades estrangeiras parceiras da Unicamp. Após a apresentação dos alunos, Toro disse “morri de inveja de não fazer o que vocês fizeram. Estamos à disposição para compartilhar experiências”.

Continuous hemodialysis

Após o termino do III Symposium of Student Exchange, seguiu-se a abertura do Intensive course: Continuous hemodialysis – Sharing experienses between Unicamp and international practices. O evento tem a participação especial de Etienne de Macedo, da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia. Etienne é uma das mais conceituadas especialistas em terapia contínua de tratamento renal (CRRT, em inglês). Durante uma semana, ela irá compartilhar sua experiência à beira do leito dentro do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e também com aulas teóricas, em inglês.

De acordo com Rodrigo Bueno de Oliveira, o curso trará não somente conhecimentos de ponta no tratamento de hemodiálise contínua como também abrirá a possibilidade de pesquisas colaborativas na área. "Nosso obejtivo é que todo o hospital tenha essa modalidade de tratamento". Ivan Toro agradeceu a delicadeza da médica Etienne de Macedo em dividir suas experiências e ressaltou que a internacionalização possui vários aspectos e pode atender a todos – alunos de graduação e pós-graduação, médicos-residentes, profissionais da área da saúde, pesquisadores e docentes.

No mês de novembro acontece o último curso programado no mês da internacionalização da FCM: Emergency abdominal surgery course. O curso será de 3 a 7 de novembro e as inscrições já estão abertas.

Leia também: