Jardim memorial da FCM recebe placa de formandos da 20ª Turma de Medicina

Enviado por Imprensa FCM em Seg, 01/08/2016 - 10:48

Já se passaram quase 30 anos desde a colação de grau da 20ª Turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, realizada no dia 5 de dezembro de 1987. De lá para cá muita coisa mudou, mas a alegria de rever os amigos e comemorar a graduação em uma das melhores escolas médicas do país, ainda está viva no coração de todos os ex-alunos que participaram, no último sábado (23), da cerimônia de descerramento da placa dos formandos, no Jardim Memorial da FCM.

Vivos na memória dos estudantes, os saudosos professores da Anatomia Patológica e da Clínica Médica da FCM, José Lopes de Faria e Miguel Ignácio Tobar Acosta, foram lembrados por terem sido, respectivamente, patrono e paraninfo da 20º Turma, e, mais do que isso, pela dedicação e apresso que dedicavam à profissão médica.

“A dedicação e o brilhantismo de tantos mestres que nos inspiraram ficam sutilmente impregnados em nossas atitudes no dia a dia do seguir em frente, levando para outros convívios e regiões, algo que assimilamos nesses tempos de convívio acadêmico, ainda que na época não nos déssemos conta disso. A convivência espontânea e inspiradora com os colegas de turma criou para sempre uma cumplicidade que transcende o passar dos anos”, disse a médica Flávia Martinelli Ramos.

Presente na cerimônia de descerramento, o diretor da FCM e aluno da 14º Turma de Medicina da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro disse que ser uma honra poder participar de um evento tão especial para uma turma à qual ele foi veterano. “A FCM é de vocês e está aberta para recebê-los”, frisou.

Ivan também disse que a FCM está empenhada em manter características no ensino e na assistência que fazem lembrar mestres como Tobar e Lopes de Faria. “Quando eu penso em um médico que atende o paciente com amor, eu penso no Tobar. Quando eu penso em alguém dedicado ao ensino, penso no professor Lopes de Faria”.

Neta do professor Tobar, a biomédica do Serviço de Medicina Nuclear, do Hospital de Clínicas da Unicamp, Natália Tobar disse, emocionada, que participar de cerimônias na FCM representando o avô é muito especial, uma vez que ela cresceu ouvindo o avô falar da faculdade e de tantas turmas que passaram por ele. “O amor que ele tinha por tudo isso e os ideais ele passou para os seus alunos, foram os mesmos que nortearam a nossa família”.

Os filhos do professor Lopes de Faria, Marilisa e Renato, também marcaram presença na cerimônia da 20º Turma de Medicina. “Fico muito orgulhosa de o meu pai ter passado a vocês um pouco do que ele ensinou para mim e para os meus filhos, que têm muita admiração pelo avô. As duas paixões do meu pai era a Unicamp e a família. Ele vivia isso o tempo inteiro”.

Após o descerramento da placa no memorial da FCM, os ex-alunos da 20ª turma de Medicina plantaram um ipê roxo no jardim do estacionamento da FCM. Previamente, eles também plantaram uma muda de plátano nos jardins da universidade, com os dizeres “Platanus orientalis - Muda da árvore de Hipocrates (Kos)”. Como lembrança do evento, todos levaram para casa um exemplar do livro “FCM 50 anos: a realidade ultrapassou o sonho” (vide publicação). Na FCM, a cerimônia de descerramento da placa dos formandos da 20ª Turma de Medicina foi coordenada pelas médicas e ex-alunas da casa, Iscia Lopes-Cendes e Jussara de Lima e Souza.

Confira álbum de fotos, disponível no Facebook.