Livro organizado na FCM é referência para Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 26/10/2020 - 10:09

A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte acaba de adotar o livro The Sports Medicine Physician como uma das bibliografias sugeridas para a Prova de Título de Especialista em Medicina Esportiva. O livro, organizado pelo médico Sérgio Piedade, professor do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está entre as duas referências mais atualizada sobre Medicina Esportiva.

O livro oferece visão abrangente e atual das diversas facetas que envolve o Universo da Medicina Esportiva. O projeto foi desenvolvido pelo Comitê Internacional de Medicina Esportiva da International Society of Knee Orthopedics and Sports Medicine (ISAKOS) e envolveu especialistas renomados mundialmente na área de Medicina esportiva, Cardiologia, Dermatologia, Psiquiatria, Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Cirurgia do Trauma, Fisioterapia, Educação Física entre outros.

“É importante ressaltar que o empenho e dedicação de todos estes profissionais permitiu que o livro fosse desenvolvido e concluído em tempo recorde, dentro de um período de apenas um ano”, comenta Piedade.

O livro foi incluído na Doody's Book Reviews Database e foi classificado como 4 estrelas, após revisão feita por Craig Young, da Medical Collegeof Wisconsin. O livro recebeu 91 pontos, de um total de 100.

A submissão de livros ao Doody's Review Service é uma prática adotada pela Springer para suas publicações em medicina e biomedicina. O grupo de revisão editorial é composto e liderado por 120 profissionais médicos acadêmicos que, também, mantém sua rede de revisores.

“Isso cria na internet uma base de dados abrangente de títulos impressos e eletrônicos nas ciências da saúde. Oferece bibliotecas de ciências da saúde em todo o mundo com avaliações oportunas de especialistas sobre artigos recém-publicados e outras publicações”, avalia Piedade.

The Sports Medicine Physician

Publicado pela Editora Springer em 2019, o livro é escrito em inglês. Possui 695 páginas, 233 ilustrações coloridas e 40 em preto e branco. Os 50 capítulos do livro estão organizados em 10 seções que abrangem o universo da Medicina Esportiva: Sports Practice Principles; Overtraining Injuries; Neurological Disorders; Sports Trauma; Special Conditions; Different Scenarios in Sports; Sports Equipment; Biologics in Sports Injuries; Major Events in Sports e Proms.

Leia também:
Livro sobre medicina esportiva organizado por profissionais da Unicamp reúne especialista de 20 países