Montreal e Parma na lista da internacionalização da FCM

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 18/12/2017 - 09:52

O médico Gustavo Pereira Fraga, coordenador do internato médico da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e membro do Escritório de Internacionalização da FCM, esteve no mês de dezembro em Portugal participando de eventos na área do trauma. Ele aproveitou o período na Europa e também esteve na Universidade de Parma, na Itália, onde se reuniu com Alberto Spisni para formalizar a cooperação entre as duas Universidades.

A cirurgiã-geral e médica-residente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Liziane Lopes, realizou estágio observacional de três semanas em outubro passado no serviço de Cirurgia do Trauma do Hospital Geral de Montreal, na McGill University Health Center (MUHC), no Canadá. Liziane participou das discussões diárias sobre os casos de pacientes traumatizados, além de assistir a cirurgias, aulas e acompanhar os casos na Unidade de Terapia Intensiva.

"Foi um estágio rico em conhecimento cientifico e em que puder vivenciar o Trauma em outra realidade, com acesso a uma excelente infraestrutura.  Além disso, tive a oportunidade de conhecer vários profissionais da área que se dispuseram a compartilhar suas experiências e seus conhecimentos. Fui muito bem recebida por toda a equipe. Essa experiência foi uma das mais marcantes da minha residência", relatou Liziane.

O estágio foi viabilizado com Tarek Razek, chefe da Divisão de Cirurgia do Trauma da MUHC que esteve em maio de 2017 em Campinas para participar do  4th World Society of Emergency Surgery (WSES) Congress, XIX Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT) e Intergastro & Trauma (IG&T).

O Escritório de Internacionalização e a Comissão de Residência Médica (Coreme) da FCM têm estimulado que os médicos residentes realizem estágios no exterior. “Assim que retornarem, divulguem sobre a experiência adquirida, pois isso pode ajudar o Escritório a estabelecer novas parcerias de estágios internacionais para mais médicos-residentes”, explicou Rodrigo Bueno de Oliveria, coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM.