Palestra “Conhecimento científico e senso comum” abre aulas do IPC

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 20/03/2017 - 15:28

No dia 14 de março, aconteceu a aula inaugural da disciplina Introdução à Prática de Ciências I (IPC) para os alunos do primeiro ano de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A primeira palestra foi sobre 'Conhecimento Científico e Sendo Comum', com Egberto Turato, professor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria.

Em seguida, o médico Eliel Faber, ex-aluno do IPC, falou sobre o papel do IPC em sua formação médica. A terceira apresentação foi do aluno Guilherme Rossi Mendonça. Ele falou sobre o programa MD PhD que permite ao aluno fazer a graduação e o doutorado a partir do quinto ano de medicina.

“O objetivo do IPC é ensinar os alunos a produzir e a consumir ciência, com uma atitude crítica e ativa sobre a produção do conhecimento. No segundo semestre, eles desenvolvem um projeto de pesquisa. Os trabalhos são apresentados em forma de mini-congresso no final do ano”, explica Fátima Sonatti, gestora do módulo.