Pesquisa da FCM detecta variações genéticas comuns a três doenças respiratórias

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 06/02/2017 - 14:33

A asma alérgica (AL), a fibrose cística (FC) e a bronquiolite viral aguda grave (BVAG) são doenças diferentes, mas apresentam aspectos genéticos comuns quando falamos do processo de inflamação pulmonar. É o que concluiu uma pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, premiada recentemente, como o melhor trabalho científico dos congressos brasileiros de Pneumologia (XXXVIII) e de Endoscopia Respiratória (XIV), e luso-brasileiro de Pneumologia (IX).

“Verificar possíveis fatores comuns é de importância clínica, pois possibilita a implantação de futuras abordagens terapêuticas comuns entre diferentes doenças, barateando os custos do tratamento e promovendo melhor qualidade de vida”, afirma o geneticista e professor do Mestrado Profissional em Genética Humana da FCM, Fernando Marson, um dos autores do estudo.

Com o objetivo de verificar a prevalência de variantes genéticas relacionadas à resposta inflamatória, comuns às três doenças, a pesquisa avaliou genes de 186 pacientes com BVAG, de 221 com AL e de 126 com FC. Ao todo, foram avaliados 125 genes, sendo validados e considerados para o estudo de associação, 256 variantes.

“Com o estudo da genética dessas doenças, conseguimos entender melhor as suas variabilidades, buscar fatores de riscos e maneiras de predizer a clínica. Futuramente, poderá ser possível oferecer – por meio da medicina personalizada – alternativas de tratamento a esses pacientes que apresentam variantes genéticas distintas da população saudável”, conclui Marson, que em setembro participará do European Respiratory Society (ERS) 2017 International Congress, em Milão, em decorrência da premiação.

Pesquisa : Genes relacionados ao processo inflamatório e a frequência comum na asma alérgica, fibrose cística e bronquiolite viral aguda grave
Autores: Fernando Augusto de Lima Marson, Carmen Silvia Bertuzzo, Maria Ângela Gonçalves de Oliveira Ribeiro, Antônio Fernando Ribeiro, Alfonso Eduardo Alvarez, José Dirceu Ribeiro.