Semana de Fonoaudiologia da Unicamp chega à 15ª edição com programação diversificada

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 25/05/2017 - 10:06

“Aprendi com os meus veteranos a amar essa semana acadêmica. Com a Semafon, temos a chance de aprender e se aprofundar em assuntos que, muitas vezes, não temos a oportunidade de ver durante a graduação devido a pressa e a ansiedade de terminar o curso”, disse a estudante de graduação e presidente da XV Semana de Fonoaudiologia da Unicamp, Jéssica Carolina Maia. O evento acadêmico é inteiramente organizado pelos estudantes do curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e acontece até essa sexta-feira (24), com programação diversificada.

A competência e a seriedade dos alunos da Comissão Organizadora da XV Semafon foram destacadas pela coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM, Christiane Marques do Couto, durante a cerimônia de abertura do evento, realizada na última segunda-feira (22). “Se observarmos a programação, perceberemos uma riqueza e uma diversidade muito importantes, e que sem mantêm fiéis às características multi e interdisciplinar do curso”, afirmou.

“A estruturação de uma semana de estudos como essa, que leva em conta a elaboração da programação científica com os temas que serão tratados, por exemplo, é muito importante para a formação. Ao saírem daqui, os estudantes são capazes de reproduzir essas ações em seus locais de trabalho”, disse o diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, ao destacar o aspecto pedagógico da Semafon.

A pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral, falou sobre o comportamento pró-ativo que os estudantes universitários devem ter em relação ao curso de graduação, a partir da participação nas comissões de representação, nas decisões referentes ao currículo, no desenvolvimento de novos métodos de avaliação e de ensino-aprendizagem.

“É muito comum o ativismo estudantil político, mas precisamos também desse ativismo na qualificação e no processo formativo. Essa parceria com a instituição muda tudo. Ela muda a qualidade do curso e induz mudanças que, muitas vezes, são difíceis de acontecer por meio do corpo docente. Essa energia jovem de mudança precisa ser utilizada. Envolver mais os estudantes, para que eles estejam engajados de forma verdadeira com o curso, é um sonho que queremos sonhar juntos”, disse Eliana.

A atuação multi e interdisciplinar entre as diversas unidades e institutos da Unicamp foi outro ponto destacado por Eliana em sua fala. “Tomo como exemplo a Fórmula Sae da Unicamp, que desafia, anualmente, os estudantes dos cursos de engenharias da Universidade a construir um carro de corrida. O fato dos alunos de diferentes cursos trabalharem todos juntos no desenvolvimento de um projeto comum faz toda a diferença para eles na formação. Do mesmo modo, a Semafon tem trabalhado de forma integrada e pode inspirar outras unidades na realização de eventos como esse, que também podem ser mais frequentes e também curricular”.

A mesa de abertura da XV Semafon contou ainda com a participação da chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR) da FCM, Rita de Cássia Ieto Montilha; da diretora-secretária do conselho regional de fonoaudiologia, Heloisa de Oliveira Macedo; da coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (Cepre), Angélica Broznzatto Paiva e Silva; da coordenadora associada do curso de graduação em Fonoaudiologia da Unicamp, Maria Filomena Spatti Sandalo e das coordenadora e vice-coordenadora da XV Semafon, Ana Carolina Constantini e Helenice Yemi Nakamura, respectivamente.

Veja mais fotos na págida da XV Semafon, no Facebook.