Setembro Azul: Roda de conversa na FCM comemora Dia Mundial do Surdo

Enviado por Camila Delmondes em Ter, 27/09/2016 - 14:05

Em comemoração ao Dia Mundial do Surdo, celebrado no mês de setembro, o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (Cepre), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, realizou na última quinta-feira (22), uma Roda de Conversa entre usuários, pais, profissionais e alunos do curso de graduação em Fonoaudiologia. O bate-papo foi conduzido pela psicóloga surda, Cíntia Firmino Ferreira, e Suzelei de Cássia Souza, mãe de um ex-usuário surdo do Cepre.

“Quando os familiares ouvem o depoimento de uma mãe que já passou pelas mesmas experiências que outros pais tiveram com seus filhos surdos, o impacto acaba sendo maior do que apenas ouvir um profissional falando”, disse a psicóloga e coordenadora do Cepre, Angélica Bronzatto de Paiva e Silva, sobre o objetivo do evento.

Ainda de acordo com Angélica, nunca é demais reforçar junto aos pais, principalmente, a importância da língua de sinais e da comunicação como um todo, para as pessoas surdas. “Muitas vezes, os pais querem que os filhos surdos falem ou se comuniquem da mesma forma que as pessoas ouvintes. Momentos como esse, que celebram o Dia do Surdo, são importantes para reforçar a identidade desses indivíduos”, disse.

Você sabia?

O Dia Mundial do Surdo é comemorado no mês de setembro. O mês ficou conhecido como "Setembro Azul" e estabelece a divulgação das lutas e conquistas da comunidade surda pelos direitos linguísticos e culturais.

A comunidade surda conquistou o reconhecimento nacional sobre a Língua Brasileira de Sinais, Libras, oficializada pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e homologada pelo Decreto nº 5.626/2005. Tal decreto reconhece a libras como a primeira língua do surdo, sendo o português considerado como segunda língua, defendendo a inserção de professores bilíngues e intérpretes nas escolas.