Unicamp participa da elaboração de recomendações para cuidados de crianças traqueostomizadas

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 09/10/2017 - 13:33

Acaba de ser publicado no Brazilian Journal of Otorhinolaryngology o primeiro consenso nacional de recomendações para cuidados de crianças traqueostomizadas. O documento foi idealizado pela Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe) com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria. O trabalho visa estabelecer a padronização dos cuidados oferecidos a crianças portadoras de traqueostomia e oferecer melhor qualidade de vida para esta população de risco.

Foram selecionados um grupo de 17 especialistas com experiência em traqueostomia na infância – otorrinolaringologistas, pediatras intensivistas, endoscopistas, pneumopediatras – com comprovada atuação prática no assunto, e que também contemplassem as diversas regiões do Brasil, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão.

Da Unicamp participaram a médica da disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) e responsável pelo setor de otorrinolaringologia pediatria, Rebecca Maunsell, e o médico pediatria intensivista do Hospital de Clínicas, Marcelo Barciela Brandão.

“O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp é um dos pioneiros no tratamento das patologias obstrutivas das vias aéreas em crianças no Brasil realizando procedimentos de reconstrução que possibilitam a retirada da traqueostomia e retorno destas crianças a uma vida normal”, explica Rebecca.

De acordo com médica da FCM, os resultados gerados no documento foram a partir da concordância da maioria dos participantes das 23 instituições envolvidas na elaboração do texto em relação às indicações, tipo de cânula, técnicas cirúrgicas, cuidados e orientações gerais e decanulação.

“Estas diretrizes poderão servir como norteadoras para os mais diversos profissionais de saúde em todo país que lidam com as dificuldades das crianças traqueostomizadas”, acrescentou.

Leia o documento em PDF.