Na 1ª Reunião Ordinária da Congregação da Faculdade de Ciências Medicas (FCM) da Unicamp, ocorrida no dia 17 de fevereiro, o diretor da unidade, Cláudio Coy, informou a programação prevista para os 60 anos da Faculdade, que estão sendo celebrados em 2023.

O diretor lembrou que estão sendo gravados novos episódios do podcast “FCM Unicamp em Debate” sobre os seguintes temas: ensino da saúde mental na graduação; Cepids OCRC, Brainn e CDT; e colegialidade no ambiente acadêmico. O professor também recordou que a agenda se encontra aberta para que os professores possam participar com novos temas.

Em abril, está prevista a realização de fórum, no IOU, sobre financiamento dos hospitais públicos de ensino. “Como na gestão anterior, vamos focar basicamente nas fundações de apoio aos hospitais de ensino no estado de São Paulo”, disse Coy, que também indicou a extensa programação no mês de maio, quando, de fato, a FCM faz aniversário.

“Em maio, teremos o jantar dos 60 anos na Hípica. Nesse mês também teremos concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) junto com bateria de Medicina da Unicamp (Batucogu). Já conversamos com alunos. A maestrina da OSU ficou muito animada com ideia. Vai ser no auditório o concerto no final da tarde”. Na Fonoaudiologia, haverá a comemoração dos 50 anos do CEPRE. Ainda em maio, ocorrem o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação na Saúde e 6º Seminário Internacional sobre Carreira Docente nas Profissões da Saúde.

No segundo semestre, está previsto fórum sobre o estado atual do ensino médico no Brasil. “Conversei com diretores da Unesp e USP, para a gente ver o impacto no número de escolas de medicina no ensino médico, programas de residência etc. No Jubileu de 50 anos da 6ª turma de Medicina o quarteto de cordas da OSU também vai se apresentar”, finalizou Coy. Integram as comemorações, ainda, as colações de grau dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia.