A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp completa, em 2023, 60 anos de história. Para registrar a data, foi desenvolvida marca comemorativa pela Coordenadoria de Apoio Acadêmico (CAAC). O processo começou em setembro de 2022 e foi finalizado em janeiro deste ano, a partir de pesquisa de resgate histórico e melhorias da marca oficial da FCM.

“A primeira coisa num projeto desses é buscar referências do que as instituições fazem em momentos comemorativos. Então, foi feita pesquisa das marcas da FCM de 40 e 50 anos, depois, em institutos e faculdades da Unicamp, outras instituições de ensino e, em seguida, referências visuais gerais. Finalizada essa etapa, realizamos pesquisa informal com membros da comunidade da FCM, perguntando o que a marca comemorativa dos 60 anos precisaria representar”, explicou Bruno de Jorge, funcionário da CAAC que liderou o processo criativo.

Dentre o universo semântico as pessoas consultadas destacaram a valorização do histórico da faculdade, a relevância da FCM para o país, a ciência, o progresso, a evolução, crescimento, mudança, diversidade, a transformação e o conhecimento.

Marca de 60 anos
Marca comemorativa de 60 anos. Imagem: Bruno de Jorge/CAAC

“Cada elemento remete a um dos pilares da Faculdade. Os quatro círculos representam ensino, pesquisa, extensão e assistência em Saúde”, afirmou Bruno. Outros símbolos buscaram representar a ciência. “Quando uma pessoa olha para a marca, esperamos que ela faça correlação com a Medicina e Fonoaudiologia”, completou Mário Moreira, funcionário que também participou do projeto.

Assim, a molécula de DNA representa a ciência. O estetoscópio, o curso de Medicina, enquanto as ondas sonoras remetem ao curso de Fonoaudiologia. A bandeira do Brasil simboliza a relevância nacional da FCM. Resgatando o aspecto histórico, estão os arcos da Santa Casa, onde iniciaram as atividades da instituição.

Além da imagem, a marca apresenta a palavra "anos", em formato manuscrito com o objetivo de mostrar que todo trabalho desenvolvido na FCM desde a sua fundação foi feito por pessoas, sejam funcionários, docentes ou estudantes. “Todos ajudaram a construir e tornar a faculdade tão importante quanto ela é hoje”, acrescenta Bruno.

Elementos da marca
Detalhe dos elementos da marca. Imagem: Bruno de Jorge/CAAC

Coube a Mário a ideia da apresentação da data. “Nossa faculdade é jovem, quando comparada a outras como a de Medicina da USP, centenária (1912), ou as primeiras faculdades de Medicina do Brasil, da Bahia e do Rio de Janeiro, bicentenárias (1808). Com certeza, a nossa vai chegar lá. Por isso, a ideia de não delimitar datas, dando continuidade e deixando o tempo fluir. Demonstra experiência”.

Ao longo de 2023, a marca comemorativa dos 60 anos da FCM deve figurar em todos os materiais institucionais da Unidade, tais como banners, bloco de notas, pastas, cordão de crachás, dentre outros. A comunidade FCM pode fazer o download da marca, aqui.

Materiais com a marca aplicada
Possíveis aplicações da marca comemorativa de 60 anos. Foto: Bruno de Jorge/CAAC

60 anos da FCM

Fundada em 20 de maio de 1963, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp oferece os cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia, além de programas de pós-graduação stricto e lato sensu, residência médica e multiprofissional. Treze departamentos compõem a faculdade. Em 2023, uma série de eventos, ações e iniciativas serão realizadas no contexto das comemorações de 60 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Ao todo, a FCM conta com aproximadamente 300 servidores docentes, 250 servidores não docentes, 900 alunos de graduação, cerca de 2,5 mil alunos de pós-graduação e 1,2 mil médicos residentes e residentes multiprofissionais, que atuam no complexo da área da Saúde da Unicamp composto pelo Hospital de Clínicas, Hemocentro, Gastrocentro, Caism, Hospital Estadual de Sumaré, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), laboratórios e centros de pesquisa, cursos e projetos de extensão. Da sua fundação, aos dias atuais, a FCM já formou mais de 6 mil profissionais, entre médicos e fonoaudiólogos.