Pesquisador londrino participa de seminário sobre saúde mental na pós-graduação

Publicado em
06/12/2017

Graham Thornicroft, professor e pesquisador do King´s College London, esteve nos dias 23 e 24 de novembro na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp ministrando um curso para alunos de pós-graduação em Saúde Coletiva e Saúde Mental. O convite para participar como palestrante dessa atividade foi feito por Rosana Teresa Onocko-Campos, umas das orientadoras dessa linha de pesquisa.

“Thornicroft é o pesquisador mais citado mundialmente na área de avaliação de serviços em saúde mental e de estudos sobre o funcionamento de sistemas públicos de saúde sobre esse tema”, disse Rosana.

No primeiro dia, Thornicroft falou sobre práticas de excelência em pesquisa em saúde coletiva e saúde mental e, no segundo dia, conversou com vários especialistas brasileiros sobre os resultados preliminares de uma grande pesquisa multicêntrica conduzida no Brasil por Gastão Wagner de Souza Campos.

O pesquisador londrino explicou que trabalha com uma equipe que atende pacientes em crise psicótica. Alguns dias da semana ele desenvolve pesquisa sobre discriminalização de estigmas sobre transtornos mentais e nos outros dias procura estudar e aprender mais sobre os problemas mentais que afetam as sociedades ao redor do mundo.

“Em Londres, nosso serviço de saúde mental é parecido com o CAPS de vocês. Procurem colocar as evidências científicas nas rotinas práticas que vocês executam todos os dias em suas áreas de atuação”, recomendou Thornicroft.

 

Texto original: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/pesquisador-londrino-participa-de-seminario-sobre-saude-mental-na-pos-graduacao