Você já se perguntou o que há no fundo da sua garganta? Além da sua úvula (o pedaço de tecido que fica pendurado no meio e parece um pequeno saco de pancadas), você tem dois pedaços de tecido em ambos os lados da garganta, chamados amígdalas. O trabalho deles é combater germes como bactérias e vírus. As amígdalas podem ser infectadas e ficar vermelhas e inchadas. Essa condição é chamada de amigdalite / faringite.

As amígdalas podem ser infectadas por vírus e bactérias. Os vírus são mais comuns que as bactérias. As bactérias mais comuns são as estreptococos do grupo A. Um vírus comum em adolescentes é o vírus Epstein-Barr (EBV). Outras causas mais raras incluem outras infecções por estreptococos, gonorreia e HIV agudas.

Os sintomas da amigdalite podem variar dependendo do germe (tipo de bactéria ou vírus) que causou a infecção, mas a maioria das pessoas se queixa de dor de garganta. Os sintomas podem surgir lenta ou rapidamente e podem variar de leves a graves.

Os sintomas comuns incluem: Dor de garganta, Dificuldade em engolir, Voz rouca, Inchaço das glândulas do pescoço, Garganta vermelha, Manchas brancas ou amarelas ou pus nas amígdalas, Febre, Perda de apetite (você não está com tanta fome como normalmente), Náusea (sentindo que você precisa vomitar), Vômitos, Dores no estômago. 

O tratamento da amigdalite depende se a infecção é causada por bactérias estreptocócicas do grupo A ou outras bactérias ou vírus. Se a infecção é causada por bactérias estreptocócicas do grupo A : é muito importante que você tome o antibiótico conforme solicitado pelo seu médico e termine todo o seu medicamento, mesmo que se sinta melhor. Se a infecção é causada por um vírus: você provavelmente não precisará tomar um antibiótico. Seu corpo combaterá naturalmente o vírus. Seu médico provavelmente sugerirá medidas de conforto para tratar sua dor de garganta. 

Em alguns casos, o médico faz a retirada da amígdala. 

Posso prevenir amigdalite?

Você pode diminuir sua chance de contrair germes que causam amigdalite. Aqui está como: 

  • Lave as mãos frequentemente
  • Não compartilhe xícaras, escovas de dentes, garrafas de água, garfos, colheres etc. com outras pessoas, especialmente se estiverem doentes
  • Não beije ninguém nos lábios se estiver com um resfriado ou dor de garganta

Consulte o seu médico se tiver dor de garganta, febre ou glândulas inchadas.

 

Equipe Adolescentes