aClamídia é a infecção sexualmente transmissível (IST) de maior prevalência no mundo. Ela é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres e ser transmitida da mãe para o feto na passagem pelo canal do parto.

A clamídia é mais comum entre: pessoas com menos de 25 anos; pessoas que têm mais de um parceiro sexual; pessoas cujos parceiros sexuais têm mais de um parceiro; pessoas que não usam preservativo; pessoas com histórico de DSTs.  

Converse com seu médico se você acha que pode estar em risco de clamídia.

A clamídia é transmitida de pessoa para pessoa durante o sexo sem proteção. Pode ser transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. Também pode ser passado aos olhos por uma mão ou outra parte do corpo umedecida com secreções infectadas. A clamídia pode ser transmitida de uma mulher infectada com clamídia para seu bebê durante o parto. A clamídia  não pode  ser transmitida por beijos, assentos de vaso sanitário, roupas de cama, maçanetas, piscinas, banheiras de hidromassagem, banheiras, talheres ou compartilhamento de roupas.

A maioria das pessoas que têm clamídia não apresenta sintomas. Apenas cerca de 10% dos homens e 5-30% das mulheres com clamídia terão sintomas. Se ocorrerem sintomas, eles geralmente começam em 1-3 semanas após serem infectados. Pessoas sem sintomas podem ter complicações com a infecção e passá-las para parceiros sexuais.

Os sintomas da clamídia podem incluir: 

  • Sangramento entre os períodos menstruais
  • Sangramento vaginal após a relação sexual
  • Dor no abdômen
  • Dor durante a relação sexual
  • Febre
  • Uma sensação de queimação ao urinar
  • A necessidade de urinar mais do que o habitual
  • Uma descarga nova ou diferente da vagina
  • Dor, coceira, sangramento e / ou secreção de muco no reto (para clamídia no ânus)
  • Vermelhidão, coceira e / ou descargas oculares (para clamídia nos olhos)

 A clamídia é fácil de tratar e curar, mas lembre-se de que só porque você a tomou uma vez não significa que não poderá ser infectado novamente. É importante que você seja tratado precocemente para que não ocorram problemas de saúde mais graves. Ambos os parceiros sexuais devem ser tratados ao mesmo tempo, para que você não volte a infectar um ao outro. O seu médico irá lhe dar uma dose única de medicamento (azitromicina) para tomar no consultório antes de sair ou uma receita para encher (doxiciclina) que você precisará tomar 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O seu médico decidirá qual medicamento é adequado para você. Lembre-se de tomar todo o medicamento conforme prescrito, mesmo que os sintomas desapareçam. Isso ocorre porque a infecção ainda pode estar em seu corpo. Em alguns casos, como gravidez ou histórico de múltiplas infecções.  

A melhor maneira de diminuir o risco de contrair clamídia é não ter relações sexuais. No entanto, se você decidir ter relações sexuais, use preservativo sempre que fizer sexo vaginal, anal ou oral.

 

Equipe Adolescentes

Referência das imagens: https://images.unsplash.com/photo-1596051827487-7b3d6f6df842?ixid=MXwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHw%3D&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=750&q=80

https://images.unsplash.com/photo-1508808703020-ef18109db02f?ixid=MXwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHw%3D&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=334&q=80

Palavras chave