A conjuntivite é a inflamação (inchaço) da conjuntiva, que é uma fina membrana que reveste a parte interna das pálpebras e a parte branca dos olhos. A conjuntivite pode ser infecciosa (causada por bactérias ou vírus) ou não infecciosa (causada por uma alergia ou outra coisa, como o cloro de uma piscina).

Os sintomas mais comuns são: 

- Coloração rosa / vermelha da parte branca do (s) olho (s).

- Inchaço ou inchaço dos olhos. 

- Desconforto ocular - seu(s) olho(s) pode(m) comichão ou arenito (quase como se um grão de areia estivesse preso dentro). 

- Mais lágrimas do que o habitual. 

- Um líquido pegajoso pode sair do(s) seu(s) olho(s), fazendo com que as pálpebras grudem, o que pode parecer crocante.

Se você tem um olho rosa infeccioso causado por bactérias , o líquido que sai do olho costuma ser espesso (quase como pus). Se você tem um olho rosa infeccioso causado por um vírus , o líquido geralmente fica aguado . Para conjuntivite alérgica não infecciosa, o líquido geralmente será aguado e com coceira. 

A conjuntivite não infecciosa não é contagiosa, mas o olho rosa infeccioso é extremamente contagioso. Você pode pegar conjuntivite tocando em qualquer coisa que tenha entrado em contato com o olho de uma pessoa infectada. Por exemplo, se alguém com um olho rosa infeccioso tocar no olho dele e tocar na maçaneta da porta, poderá detectar a infecção tocando na maçaneta da porta e depois tocando nos olhos.

Você deve ligar ou marcar uma consulta com seu médico se tiver vermelhidão, dor ou corrimento ocular. Informe o seu médico sobre todos os seus sintomas e se alguém que você conhece (colega de classe, amigo, parceiro ou família) foi diagnosticado recentemente com olhos cor de rosa. 

Se você usar lentes de contato (e tiver sintomas de olhos rosados), pare de usá-las imediatamente e ligue para o seu médico. Vermelhidão dos olhos  também pode ser um sinal de outros problemas oculares graves. É muito importante ser avaliado imediatamente por um oftalmologista se notar algum dos seguintes sintomas:

  • Alterações na sua visão
  • Sensibilidade à luz
  • Um sentimento de que você tem algo nos olhos
  • Incapaz de manter os olhos abertos

Se você tiver   conjuntivite não infecciosa , seu médico provavelmente o aconselhará a usar colírios (o mesmo tipo usado para tratar alergias). Estes estão disponíveis na maioria das farmácias sem receita médica. 

Se você tiver conjuntivite bacteriana infecciosa, seu médico prescreverá colírio ou pomada antibiótica. Siga as instruções no rótulo sobre quantas vezes e por quanto tempo você deve usá-las - mesmo se estiver se sentindo melhor.  Se você interromper o tratamento muito cedo, a infecção pode voltar. Se você não se sentir melhor ou perceber que seus sintomas não melhoram em alguns dias, não deixe de ligar ou marcar uma consulta com seu médico.

Para evitar conjuntivite: 

  • Lave as mãos frequentemente
  • Mantenha as mãos longe dos olhos
  • Não compartilhe toalhas ou panos, use sempre o seu próprio

Se alguém que você conhece tem olhos cor de rosa, evite tocar ou compartilhar seus itens pessoais e lave as mãos com frequência.

 

Equipe Adolescentes

Palavras chave