cabeça

A maioria das pessoas tem dores de cabeça de vez em quando, mas nem todos têm o mesmo tipo de dor de cabeça e algumas pessoas têm mais de um tipo de dor de cabeça. As dores de cabeça da enxaqueca são um tipo específico de dor de cabeça que causa outros sintomas junto com a dor de cabeça.

Pessoas com enxaqueca têm dor de cabeça latejante e pulsante em um lado ou nos dois lados da cabeça. As crianças são mais propensas a ter dores de cabeça nos dois lados; adolescentes e adultos mais velhos têm maior probabilidade de ter dores de cabeça em um lado da cabeça. A dor geralmente dura de 4-72 horas. No entanto, antes que a dor de cabeça comece, muitas pessoas experimentam uma aura (ou seja, um sinal que indica que uma enxaqueca está chegando).  

Outros sintomas podem incluir:

  • Dor abdominal (náusea ou vômito) com dor de cabeça

- Sensibilidade à luz (a luz do sol ou as luzes da sala o incomodam)

- Sensibilidade ao som

- Sensibilidade ao toque normal durante a enxaqueca (escovar os cabelos ou usar lentes de contato incomoda durante a enxaqueca). 

- Algumas pessoas vêem manchas ou cores, luzes onduladas, alterações incomuns da visão ou dormência ou formigamento nos dedos de uma mão, lábios, língua ou face inferior antes ou durante uma enxaqueca. Cerca de uma em cada quatro pessoas que sofrem de enxaqueca obtém auras antes ou durante a dor de cabeça. Se você tem sintomas de aura e é uma experiência nova, converse com seu médico.  

A enxaqueca afeta mais de 10% das pessoas no mundo. Eles ocorrem em pessoas de todas as idades, mas geralmente começam nos primeiros anos da adolescência durante a puberdade.

Embora não exista cura para a enxaqueca, a boa notícia é que você pode trabalhar com seu médico para evitar que isso aconteça ou tratar os sintomas que o incomodam. Um profissional de saúde também pode prescrever remédios para uso diário, que podem ajudar a prevenir futuras enxaquecas, bem como remédios que você pode tomar no início de uma dor de cabeça para ajudá-la a desaparecer. O tratamento dependerá da frequência com que você sofre de enxaqueca, da gravidade das enxaquecas e de outros sintomas que possa ter.

Você poderá prevenir enxaquecas se: coma refeições regulares, beber grande quantidade de líquidos, mantenha um horário regular de sono, evite gatilhos para dor de cabeça, tome um medicamento preventivo para dor de cabeça prescrito pelo seu médico, pratique técnicas de relaxamento, como meditação, atenção plena, descanse em um quarto escuro. Às vezes, um saco de gelo embrulhado em um pano colocado na parte de trás do seu pescoço pode ajuda.

 

Equipe Adolescentes

Palavras chave