Nosso sistema imunológico é composto de diversas barreiras físicas, células, proteínas e moléculas especializadas em manter o equilíbrio do organismo da pessoa com ele próprio e com o ambiente onde vive, através por exemplo da defesa contra micróbios que causam doenças (bactérias, vírus, entre outros), destruição de tumores produzidos em nosso corpo, cicatrização, etc...

Para manter o equilíbrio, o sistema imunológico deve ter respostas adequadas: nem com exagero, nem com falta. Quando temos um sistema imunológico desregulado, desenvolvemos doenças: alergias, doenças autoimunes, doenças autoinflamatórias, imunodeficiências.

Diversos fatores contribuem para um funcionamento defeituoso do sistema imunológico. Algumas crianças já nascem com desregulação do sistema imunológico ou com maior chance de desenvolver esta desregulação em algum momento, dependendo de fatores genéticos e ambientais. Também contribuem a idade, exposição a determinadas infecções, o estilo de vida, entre outros.

De maneira geral, podemos auxiliar no funcionamento do sistema imunológico ao cultivar uma vida saudável, com alimentação adequada, sono de boa qualidade, atividades físicas, estratégias para redução do estresse e valorização da afetividade.

Palavras chave