Boletim FCM  

FCMunicamp

 


ISSN: 2595-9050

Printer Friendly, PDF & Email

Qualidade vida e saúde

Data de publicação
16 out 2018

Para o senso comum, qualidade de vida é uma ideia que envolve elementos do entorno da vida da pessoa, como conforto, local de moradia, capacidade de consumo, acesso a bens e serviços, hoje cada vez mais mediados pelo mercado.

Entretanto, o conceito qualidade de vida estabelecido para a análise da vivência da pessoa – e que se expressa nas matérias presentes no Boletim da FCM –, procura captar muito mais o bem-estar, o sentimento de situação da pessoa por relação a suas expectativas, em distintos campos que compõe a totalidade da vida.

Qualidade de vida, conceito que pode ser operacionalizado por vários instrumentos de análise, ainda causa estranheza a quem enxerga a saúde do paciente somente a partir das variáveis clínicas, em geral quantitativas, ou estabelecidas por imagens.

A importância do conceito para o cuidado com o paciente é exemplificada nesta edição, pela experiência de seu uso por colegas dedicados à compreensão da integralidade do paciente e de seu cuidado. Vale a pena entrar em contato com o conceito e seu uso, seja pelas entrevistas ou pesquisas fazem parte essa edição.

 

Prof. Dr. Roberto Teixeira Mendes
Diretor associado da FCM, Unicamp

Foto de capa: Mario Moreira