O aplicativo EducaSaúde, uma plataforma de software destinada ao acompanhamento e prevenção, em tempo real, da pandemia de Covid-19 em comunidades escolares, será implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a partir do mês de julho, na forma de um projeto-piloto, voltado para funcionários, alunos e docentes que realizam atividades presenciais no campus Barão Geraldo. Após os testes iniciais, a previsão para implementação do aplicativo no restante da comunidade acadêmica é para meados do mês de agosto.

A ferramenta foi idealizada e desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Unicamp, com a colaboração do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa), no âmbito de um inquérito civil que tem por objeto o retorno das atividades escolares presenciais em Campinas, contando também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) e da ETEC Euro Albino de Souza, de Mogi Guaçu. Concluída a fase de testes no mês de julho, no campus da Unicamp, o app será fornecido gratuitamente para estados e municípios interessados na tecnologia, com a possibilidade de customização.

[...]

A primeira versão da EducaSaúde foi desenvolvida em menos de três meses, por uma equipe composta de alunos da Unicamp em parceria com a SciPet, empresa-filha da Universidade, que executou o projeto a um custo mínimo. A equipe trabalhou em estreita colaboração com as docentes Maria Rita Donalísio e Maria Ângela Antonio, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, com o médico Rodrigo Angerami, do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas e do Hospital das Clínicas da Unicamp, e com o engenheiro Eduardo Martinho Rodrigues, do STMC e Etecs, para a definição e levantamento de requisitos da plataforma.

Matéria originalmente publicada no Portal da Unicamp. Continue lendo.