Processo de criação do teste da Covid-19 teve início no dia 17 de março, no Laboratório de Estudos em Vírus Emergentes do Instituto de Biologia

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, a partir desta quarta-feira, 1º de abril, está habilitado para realização de diagnóstico da Covid-19. Os testes para a detecção do novo coronavírus foram desenvolvidos pela força-tarefa Unicamp contra a Covid-19, liderada pelo professor Marcelo Mori, do Instituto de Biologia (IB). A equipe destaca que os testes ainda não começaram a ser realizados. A condução dos diagnósticos será realizada pelo Laboratório de Patologia Clínica do HC e pelo professor Alessandro Farias, coordenador da frente de diagnósticos da força-tarefa.

Quando iniciada, segundo o coordenador de comunicação da força-tarefa, professor Henrique Marques-Souza, a testagem será realizada nos pacientes internados e nos profissionais de saúde. “A prioridade são as pessoas que estão na internação, pois elas precisam seguir num protocolo de cuidado específico para a Covid-19”. Dessa forma, o foco inicial será dentro do HC. “É preciso verificar se as pessoas têm ou não o vírus para distribuir os leitos”, explica.

O professor elucida que, diferente da maioria das doenças, a Covid-19 nem sempre causa sintomas. No entanto, mesmo pessoas assintomáticas podem contaminar outras. “Pode haver nenhum sintoma ou todos os sintomas. Se eu não consigo olhar pelo diagnóstico visual, com a pessoa acamada, como eu identifico que a pessoa está com o vírus e que é preciso isolar? Por teste. Por isso, também existem um esforço geral para que os profissionais de saúde entrem na prioridade de testagem, para sua própria segurança e dos pacientes não infectados".

Leia a matéria completa no Portal da Unicamp.