Imagem meramente ilustrativa/Canva

É urgente o desenvolvimento de estratégias de saúde que diminuam os efeitos de longo prazo da Covid-19, nas taxas de mortalidade dos cânceres de mama e colo de útero. O alerta é de um estudo inédito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), publicado na última segunda-feira (13), no Journal JCO Global Oncology – que mostra como as medidas de enfrentamento da pandemia impactam no rastreamento e tratamento dessas doenças, a partir de significativa redução na prestação de cuidados aos pacientes.

Acesse a íntegra do artigo, aqui.

Intitulada, Impact of COVID-19 in Cervical and Breast Cancer Screening and Systemic Treatment in São Paulo, Brazil: An Interrupted Time Series Analysis, a pesquisa analisou a quantidade de exames de rastreio, mamografia e citologia cervical (Exame de Papanicolau), além de procedimentos de tratamento de câncer de colo uterino inicial, e início de quimioterapias para câncer de mama e colo uterino, realizados no Estado de São Paulo, no período de janeiro de 2017 a novembro de 2021. As plataformas utilizadas foram o DATASUS, o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde.

Além de estimar que mais de 1,8 milhões de exames e procedimentos de Papanicolau, mamografia e conização tenham atrasado ou sido completamente perdidos, os cientistas mostraram como a disfunção do sistema de saúde causada pelo SARS-CoV-2 prejudicou, também, o tratamento sistêmico dos pacientes com câncer.

Segundo afirmam os pesquisadores responsáveis pelo estudo, Mateus Duarte (UFU), José Barreto Carvalheira (Unicamp) e Juliana Argenton (Unicamp), o início da pandemia está diretamente correlacionado à diminuição aguda dos exames de rastreio (Papanicolau e momagrafia) e procedimentos de conização.

“Observamos, a partir desse período, uma redução de 25% na taxa de início de tratamento sistêmico pós-operatório o câncer de mama em estágio inicial (I e II), além de um aumento na quantidade de pacientes que iniciaram quimioterapia já em caráter paliativo para o tratamento do câncer de colo do útero avançado. Estimamos um excesso de 156 casos de câncer de Colo Uterino em São Paulo já em estádio avançado, no qual a chance de cura é drasticamente reduzida”, comentam.

Os pesquisadores contam que embora os exames de Papanicolau e mamografia tenham retornado aos níveis de antes das medidas de isolamento social, o mesmo não se deu com as conizações, até o final de 2021. Dentre os fatores que explicam a lenta retomada dos índices anteriores à pandemia, no Brasil, em comparação a países como Nova Zelândia e Austrália, estão diferenças intrínsecas aos sistemas de rastreamento e à interrupção de serviços de saúde considerados não essenciais.

“No Brasil, a busca pelos serviços de rastreamento acontecem de forma espontânea, enquanto que em países mais desenvolvidos existem sistemas de lembrete e rastreamento de pessoas perdidas no seguimento. Diferentemente do que ocorreu no Brasil, na Austrália e Nova Zelândia foram feitos esforços simultâneos para controlar a Covid-19 e, ao mesmo tempo, mitigar os seus efeitos sobre o tratamento do câncer, que resultou na rápida taxa de recuperação da triagem”, afirmam.

O professor do Departamento de Anestesiologia, Oncologia e Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, José Barreto Carvalheira, em atividade no serviço de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas da Unicamp/Foto: Camila Delmondes