RAIO-X

A Diletta e a OTAWA Health são sócias desde abril de 2019. De acordo com o CEO da Diletta Solutions e ex-aluno de Ciência da Computação da Unicamp, Michel Cusnir, a startup tinha planos ousados em gerar aplicativos para novas aplicações no mercado de saúde e a parceria com a Diletta aceleraria os negócios com o apoio técnico de ponta.

A startup é uma plataforma de gestão para hospitais, clínicas e equipes médicas e recentemente foi selecionada no desafio tecnológico do IdeiaGov, o Hub de Inovação do Governo de São Paulo. O Desafio tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para auxiliar o diagnóstico da Covid-19 por meio de imagens de exames de Tomografia Computadorizada e Raios-X de tórax.

A solução apresentada pela startup é voltada à triagem de pacientes com sintomas de Covid-19, combinando o uso de aplicativo móvel e servidores em nuvem para a análise das imagens. Com a configuração dos equipamentos de raios-x para enviar radiografias diretamente a aplicativos, o médico recebe com rapidez a resposta sobre a probabilidade em porcentagem do diagnóstico da doença, agilizando o atendimento e reduzindo custos e internações desnecessárias. 

De acordo com Cusnir, a escolha de trabalhar com raios-x em relação à tomografia computadorizada tem relação com o objetivo da startup de desenvolver soluções de saúde de ponta para pacientes de menor poder aquisitivo. Isso porque a tecnologia é mais barata, promove diagnósticos mais rápidos e está disponível em países emergentes e áreas rurais e remotas. Visando expandir o uso da solução, ela foi desenvolvida em português, espanhol e inglês. 

No momento, o aplicativo está sendo testado e a seleção no IdeiaGov dará suporte no fechamento de parcerias: “Acreditamos que a seleção no IdeiaGov nos ajudará a firmar parcerias, pois ela valida a seriedade do trabalho que foi feito e o potencial da solução”, comentou Cusnir.  Além de negociações que ocorrem com o setor público como Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INRAD- HCFMUSP) e fabricantes de equipamentos de raios-x, a OTAWA também tem a expectativa de realizar negociações com investidores interessados em acelerar a implementação da solução.

Matéria publicada originalmente no site da Agência de Inovação da Unicamp.


Edição do Texto: Edimilson Montalti
Assessoria de imprensa da FCM Unicamp