Testes covid-19

O esforço pioneiro da Força-Tarefa da Unicamp, que de forma ágil, no início da pandemia, montou uma estrutura robusta para a produção de testes diagnósticos RT-PCR, ultrapassou e muito os muros da universidade em Barão Geraldo. Até o fim de agosto, mais de 70 mil testes haviam sido feitos com os kits desenvolvidos em Campinas. Um total de 62 cidades foram atendidas.

“Em junho, no pico da demanda por testes, nós chegamos a fazer 3 mil por dia, enquanto o Estado todo estava fazendo 10 mil. Ou seja, chegamos a responder por 30% da demanda diária”, afirma Alessandro dos Santos Farias, imunologista do Instituto de Biologia da Unicamp e um dos responsáveis pela estrutura montada na universidade que resultou na elaboração dos testes. Segundo ele, a Unicamp já processou amostras de mais de 200 cidades paulistas.

“Costumo colocar metas em meus trabalhos. E, agora, a nossa intenção é chegar aos 100 mil testes provavelmente até outubro”, afirma o pesquisador. Segundo Farias, essa marca, que corresponde a aproximadamente 10% da população da cidade de Campinas, poderá ser considerada significativa.

O Estado de São Paulo, até meados de agosto, havia feito um pouco mais de 611 mil testes de RT-PCR segundo números oficiais do governo do Estado de São Paulo. O que significa que a Unicamp contribuiu até agora com um pouco mais de 9% desse total.

A incrível linha de produção da Unicamp para testes RT-PCR custou por volta de R$ 3 milhões. “Mas claro que o treinamento das pessoas e todos os equipamentos, vamos dizer assim, já haviam sido pagos pelo governo ao longo do tempo. Até mesmo o investimento nos alunos havia sido feito e não pode ser descartado”.

“Apesar de uma pandemia ser terrível pelas vidas perdidas e pessoas doentes, estamos diante de uma experiência de vida única. Acaba sendo uma conquista para nós, educadores, mostrar para os nossos alunos como a formação deles pode ser aplicada diretamente em uma necessidade da sociedade. Esse processo faz esses meninos entenderem como a formação deles é importante”, diz Farias.

Testes para detecção do coronavírus: Quais são e quantos são.

"O teste é a base para qualquer coisa que você quiser fazer"

Da pesquisa básica ao diagnóstico, integração é a principal arma da Unicamp contra Covid-19

Pesquisadores da Unicamp iniciam elaboração de teste para diagnóstico local do coronavírus

Matéria originalmente publicada no Portal da Unicamp.

Edição do Texto: Edimilson Montalti
Assessoria de imprensa da FCM Unicamp